Desde que a pandemia foi anunciada, temos sido bombardeados com notícias, artigos, opiniões, até pelo envio de mensagens áudio no WhatsApp (plataforma de mensagens instantâneas). Acabamos, muitas vezes, por nos sentir assoberbados com tanta informação. Ainda assim, há artigos, vídeos ou plataformas que achamos que podem ser uma boa sugestão de leitura. A Startup Portugal partilha, assim, uma seleção que artigos que podem ser relevantes quer, especificamente para startups, quer para melhor compreender tudo aquilo e todos aqueles que nos rodeiam.

Como as startups estão a apoiar os esforços na Europa no combate ao coronavírus

Há algo de que nos podemos orgulhar: os empreendedores um pouco por todo o mundo não hesitaram em chegar-se à frente com as suas soluções e tentar colmatar os efeitos da Covid-19. Desde o fornecimento de ferramentas para consultas à distância, até à produção de material médico em impressoras 3D, são várias as iniciativas. Neste artigo, podemos ver uma lista de tudo aquilo que está a ser feito, especificamente, na Europa.

Coronavirus Innovation Map da Startup Blink

Não é só na Europa que se unem esforços. Uma boa forma de se perceber a dimensão que as soluções de startups têm é o mapa da Startup Blink, uma agência que se dedica a mapear ecossistemas tecnológicos.

'The New York Times' - “How the Virus got out”

Este artigo é, na verdade, um conjunto de informações gráficas cuidadosamente criadas para mostrar como o vírus passou de uma epidemia local para uma pandemia global. Não tem muito texto - apenas o suficiente para dar sentido ao que os olhos veem.

Verifica as informações oficiais das autoridades de saúde locais

Em Portugal também estamos atentos, estando a Direção Geral de Saúde (DGS) a atualizar todos os dias ao meio-dia uma plataforma dedicada a este tema. Se mora em Portugal, deve ficar atento a esta plataforma.

Lembre-se de verificar os dados no concelho onde vive: pode achar que é seguro não seguir as medidas de distanciamento social onde está, longe de uma cidade, mas os números podem surpreender.

Também no 'SAPO24' têm sido partilhados, diariamente, um resumo dos números anunciados, tanto no país como por concelho.

Vídeos sobre o coronavírus da 'Wired'

Como já dissemos anteriormente, não há muitas pessoas que possamos seguir cegamente  quando se trata de obter informações fiáveis sobre o novo coronavírus. Tudo o que nos resta são os verdadeiros especialistas: cientistas, profissionais médicos e investigadores que estão a investir todo o seu tempo na procura de soluções concretas, desde formas de impedir a disseminação do vírus, possíveis curas e, obviamente, uma vacina para controlar a doença.

A Wired tem tido uma postura admirável na sua abordagem ao assunto, tendo recorrido à Dra. Seema Yasmin para procurar respostas apoiadas em fatos. Yasmin é uma médica, professora universitária e especialista em epidemias, disseminação de doenças e, consequentemente, disseminação de desinformação sobre casos destes. Para ver aqui, aqui, aqui e aqui

Entrevista a António Coimbra de Matos

Já o dissemos, mas temos de o repetir: sempre foi importante ouvir os especialistas, mas nesta altura é inevitável. Na verdade, são os cientistas e os especialistas nesta área que nos têm respondido a todos os problemas, e os únicos a trabalhar em soluções. O formato de entrevista é, por isso, um dos documentos mais puros que se pode obter junto destas pessoas. Ótimo exemplo disso é a entrevista que o 'SAPO24' fez a António Coimbra de Matos, psiquiatra, psicanalista e, consequentemente, pessoa certa para falar tanto dos efeitos da quarentena, como da incontrolável vontade de não estar nessa situação.

“Não quero morrer da doença, mas também não quero morrer de solidão”

É importante ter perspetiva para se perceber que nem todos lutamos de igual contra a Covid-19. Esta reportagem do 'Público' dá-nos mais um ângulo para uma figura muito complexa, e que nos recorda de algo muito importante: por um lado, devemos ser mais cautelosos nos julgamentos, por outro, não devemos deixar pessoas para trás numa luta destas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

No seguimento da propagação da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que tomar medidas relativamente à forma como iriam passar a operar. O trabalho remoto passou a ser uma realidade e a organização à distância tornou-se num desafio para muitas empresas do nosso país. Neste contexto, a Startup Portugal une-se ao SAPO 24 e ao The Next Big Idea numa parceria em que, através de uma série de artigos, procurará dar o seu contributo para ajudar as empresas, startups e empreendedores neste período desafiante.