O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) informa, em comunicado, que o processo de transferência das vítimas de nacionalidade alemã, entre o Hospital Dr. Nélio Mendonça e o Aeroporto da Madeira, decorreu "como o previsto".

"Este processo de transferência decorreu tal como estava previsto", diz o SESARAM, adiantando que foram transferidas hoje as 12 vítimas e que uma já o havia sido na sexta-feira num avião hospital.

Das vítimas de nacionalidade alemã, por motivos clínicos, uma mantém-se hospitalizada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, nos Cuidados Intensivos.

A operação de transferência dos 12 feridos alemães internados no Hospital do Funchal para o aeroporto da Madeira rumo à Alemanha terminou às 10:45, tendo durado 02:03 horas.

A primeira ambulância da operação partiu às 08:42 horas do Hospital rumo ao Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo num percurso de cerca de 20 minutos.

Na quarta-feira, um acidente com um autocarro de turistas alemães no Caniço, em Santa Cruz, na ilha da Madeira, provocou 29 mortos e 27 feridos, dois dos quais portugueses (o motorista e a guia turística).

Entretanto, a maior parte dos feridos que entrou no Hospital já teve alta, ficando, agora, internados apenas os dois portugueses e uma turista alemão que não seguiu hoje para a Alemanha por motivos clínicos, segundo a Direção Clínica do Hospital Central do Funchal ou Dr. Nélio Mendonça.

A operação é suportada pelo Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM)e pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), tendo as 12 ambulâncias partido para o Aeroporto com equipas médicas da região e da Alemanha e escoltadas por batedores da Polícia de Segurança Pública (PSP).

[Notícia atualizada às 12h07]