Os peticionários, que integram a comunidade escolar, solicitam uma “intervenção urgente e crítica que assegure a circulação em segurança na via pública circundante ao externato”, refere a petição, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

O documento refere que “diariamente centenas de alunos fazem o percurso para a escola a pé e diariamente são confrontados pela inexistência de passeios, passadeiras e iluminação da via que lhes permita circular em segurança, sendo que este problema é agravado no inverno na hora de regresso a casa”.

A petição foi entregue e discutida na mais recente Assembleia Municipal de Torres Vedras, tendo recebido o apoio unânime dos eleitos, e vai ser remetida ao executivo municipal.

Na sessão, a primeira subscritora e representante da Associação Pais do Externato de Penafirme, Ana Alves, sublinhou que “urge que se passe à ação e se faça obra”, exigindo a intervenção da câmara municipal.

A presidente do município, Laura Rodrigues, afirmou que a petição “merece a consideração e atenção” desta autarquia do distrito de Lisboa, admitindo que “há melhorias que podem ser implementadas”.

Contudo, explicou que, já há vários anos, a câmara tentou introduzir alterações à circulação na envolvente da escola para alargar os passeios, mas foram “mal acolhidas pelos residentes e condutores”.

O município tentou implementar o programa “Ir a pé para a escola”, para reduzir a concentração de veículos junto ao externato nas horas de entrada e saída de alunos, mas não houve adesão.

Laura Rodrigues adiantou que vai voltar a fazê-lo, por considerar que existem condições, visto que os alunos vivem todos a cerca de dois quilómetros da escola e, com a sua adesão ao programa, vão dar também o seu contributo para a mitigação das alterações climáticas.

O presidente da União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, Nuno Cosme, disse ainda que já se deslocou ao local com o vereador das Obras para se estudarem “soluções rápidas” para adotar já para o próximo ano letivo.

O autarca reconheceu que a iluminação da via pública é deficitária.

O Externato de Penafirme, escola privada com contrato de associação com o Ministério da Educação, tem alunos do 5.º ao 12.º ano das freguesias de A-dos-Cunhados/Maceira e Silveira.