A Rádio Boa Nova, sediada no concelho limítrofe de Oiveira do Hospital, avança a notícia do acidente com a equipa de cinco Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha que foram apanhados pelo incêndio. Três estiveram desaparecidos e acabaram por ser encontrados mortos.

O presidente da câmara disse que “não é oficial ainda, mas são três mortos”, disse Ricardo Cruz, à Lusa.

Fonte da Proteção Civil disse à Lusa que morreu um bombeiro e duas bombeiras, depois de o carro ter sido apanhado pelas chamas.

O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reagiu à morte dos três bombeiros. André Fernandes, deixou uma "mensagem de sentidas condolências e solidariedade" às famílias.

"Portugal perdeu três dos mais nobres cidadãos. Obviamente, juntamo-nos a esta homenagem a estes bombeiros que deram a vida a combater o fogo", sublinhou.

Avançou também que os bombeiros que morreram estavam em combate no fogo de Nelas. As circunstâncias do incidente estão a ser apuradas. "Equipa terá sido surpreendida por uma frente de fogo", diz André Fernandes, adiantando que ainda não se sabe idades e outras informações sobre as vítimas.

Os bombeiros que faleceram são Sónia Cláudia Melo, Paulo Jorge Santos e Susana Cristina Carvalho, segundo se confima na nota de pesar da Proteção Civil.

Pouco depois da notícia, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se "profundamente consternado" com a morte de três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha, a quem endereçou condolências, bem como aos respetivos familiares.

"O presidente da República está profundamente consternado com o acidente com uma viatura de bombeiros, causando o falecimento de três bombeiros, expressando as suas mais sentidas condolências aos familiares, bem como à Corporação dos Bombeiros de Oliveirinha", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

*Com Lusa.

(notícia atualizada às 15h08)