Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) diz que, “face à dimensão dos danos provocados na infraestrutura, apenas será possível restabelecer, nesta fase, a circulação ferroviária alternada numa das vias, estimando-se que até ao final do dia de hoje fique reposta a circulação no troço entre Pampilhosa e Coimbra B da Linha do Norte”.
A nota acrescenta que foram já concluídos os trabalhos de remoção do material descarrilado.
“As equipas de manutenção encontram-se no terreno a trabalhar ininterruptamente desde o final da tarde de sábado, no sentido de repor as condições de circulação com a maior brevidade possível. Tratou-se de uma intervenção prolongada devido à elevada complexidade técnica, decorrente da enorme quantidade, natureza e dimensões dos materiais envolvidos”, explica ainda a IP.
A IP revela também que a “desobstrução completa das linhas permite agora o desenvolvimento dos trabalhos de reparação dos danos causados pelo acidente ferroviário que envolvem a reposição de 200 metros de via totalmente destruída e a colocação de diversos postes de catenária”.
A Infraestruturas de Portugal efetuará nova atualização da informação às 22:00.
A Linha do Norte está cortada à circulação ferroviária desde as 18:10 de sábado, devido ao descarrilamento de um comboio de mercadorias, junto a Adémia, Coimbra, que não causou feridos.
Comentários