Milhares de soldados desfilaram hoje em Pyongyang para assinalar o 70.º aniversário da Coreia do Norte, mas o regime não fez a habitual apresentação de mísseis balísticos intercontinentais, armas que levaram à imposição de várias sanções internacionais a Pyongyang.
“É uma mensagem forte e muito positiva da parte da Coreia do Norte”, escreveu no Twitter Donald Trump, considerando que o tema deste ano da parada militar foi “a paz e o desenvolvimento económico”.
“Obrigado ao presidente Kim. Os dois vamos mostrar que todos estão errados”, afirmou ainda. “Não há nada como um bom diálogo entre pessoas que se apreciam”, acrescentou.
A República Popular Democrática da Coreia foi proclamada a 9 de setembro de 1948, três anos após a divisão da península por Washington e Moscovo, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.
Há dois dias, Trump indicou que espera uma nova carta pessoal do dirigente norte-coreano, mostrando-se otimista em relação ao diálogo com Pyongyang, após a cimeira com Kim no passado dia 12 de junho, em Singapura.
No final de agosto, o presidente norte-americano cancelou uma visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, a Pyongyang, devido a progressos insuficientes após a cimeira.
Comentários