O candidato favorito à candidatura presidencial republicana prometeu construir um muro para impedir a entrada no país de imigrantes ilegais e forçar o México a pagar os 8 mil milhões de dólares que este custaria. Este tem sido um dos principais slogans da sua campanha à presidência.

Questionado sobre como obrigará o México a financiar o projeto, Trump enviou um memorando ao The Washington Post em que detalha os seus planos. No documento de duas páginas, Trump ameaça mudar uma disposição da lei antiterrorista (Patriot Act) a fim de reter uma parte das remessas enviadas pelos trabalhadores mexicanos às suas famílias, segundo o jornal.

Os milhões enviados ao México anualmente pelos emigrantes constituem uma das principais fontes de recursos do país, juntamente com o turismo e o petróleo. O Post ressalta que não é claro se o plano de Trump é viável, tanto do ponto de vista legal quanto político, alertando para o facto de que a ideia pode arrasar a economia mexicana e provocar um confronto sem precedentes entre os Estados Unidos e um aliado comercial e diplomático chave.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.