As autoridades japonesas, que tinham identificado o Ampil como um “tufão poderoso”, disseram não terem sido registados grandes danos.
A tempestade estava a afastar-se da costa oriental do Japão a 20 quilómetros por hora (km/h), com ventos sustentados de 162 km/h, indicou a agência meteorológica nipónica.
Tóquio e as zonas limítrofes voltaram ao normal e os comboios de alta velocidade, cujos serviços tinha sido interrompidos entre Tóquio e Nagoya (centro), deixando milhares de passageiros retidos, retomaram as ligações esta manhã (hora local).
No entanto, alguns comboios locais continuavam a registar atrasos e dezenas de voos continuavam suspensos.
A eletricidade, que tinha faltado em mais de 5.000 habitações, foi restabelecida, exceto em cerca de 250 habitações nas províncias de Ibaraki e Tochigi, a nordeste de Tóquio, indicou a companhia responsável pelo fornecimento.
O tufão deixou placas de sinalização, árvores, bicicletas e postes derrubados. Algumas praias estavam ainda interditas devido ao mar agitado e aos ventos fortes.
Entretanto, as autoridades alertaram a população para a subida das temperaturas, que frequentemente se seguem às tempestades, prevendo 38º graus Celsius na região de Tóquio.
Comentários