O Tupolev-154, de aspeto semelhante ao de um Boeing 727, foi um dos aviões mais utilizados pelos antigos países do bloco do Leste. Com um comprimento de 47,90 m e uma altura de 11,40 metros e uma largura de 37,55 m, pode transportar de 155 a 180 pessoas, a uma velocidade de cruzeiro de 850 km/h até 11.000 m de altitude com um raio de ação de 4.000 km.

Deixou de ser produzido em 1994 mas nos últimos quinze anos registaram-se vários acidentes com este avião de conceção soviética. A idade e, por vezes, negligência na manutenção das aeronaves, têm sido frequentemente as causas das tragédias.

1 de janeiro de 2011: Um Tupolev-154B da companhia Kolavia, com 116 passageiros e oito tripulantes a bordo, incendiou-se quando acelerava na pista do aeroporto de Surgut (noroeste dos Urais). Três pessoas morreram e quarenta ficaram feridas. Uma interdição temporária do modelo B dos Tu-154 foi emitida.

4 de dezembro de 2010: a aterragem forçada no aeroporto de Moscovo-Domodedovo de um Tupolev Tu-154 deixou dois mortos e dezenas de feridos. A aeronave sofreu uma falha no motor a 9.000 metros acima do mar pouco depois de descolar de outro aeroporto na capital russa.

10 abril de 2010: o Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, e vários altos funcionários do país morreram na queda de um Tupolev-154 da presidência polaca perto de Smolensk, no oeste da Rússia, provocando a morte a e 96 pessoas.

15 de julho de 2009: um Tupolev-154 da companhia iraniana Caspian Airlines que fazia a ligação Teerão-Yerevan caiu no norte do Irã, matando os 168 passageiros e membros da tripulação.

22 de agosto de 2006: um Tu-154 da companhia aérea russa Pulkovo caiu na Ucrânia matando as 170 pessoas a bordo.

12 de fevereiro de 2002: 117 pessoas morreram no Irão quando um Tupolev-154 colidiu com uma montanha no sudoeste do país.

3 de julho de 2001: um Tu-154 da companhia VladivostokAvia caiu perto do aeroporto de Irkutsk (Sibéria), como resultado de um erro do piloto, causando 145 mortes.