Movido a energia solar, sem consumir combustíveis fósseis, nem produzir gases de efeito de estufa, e, por isso, amigo do ambiente, navegabilidade a custo zero e totalmente silencioso. Estas são as características diferenciadoras que colocam o CAT 12.0 como uma marca da inovação náutica portuguesa.

Desenvolvido pela Sun Concept, empresa portuguesa de construção naval especializada no desenvolvimento e fabrico de embarcações electro solares, sedeada em Olhão, e com design igualmente nacional a cargo da Almadesign, o inovador catamarã de 12 metros de comprimento e 27,5m2 de área útil de convés foi apresentado este sábado, durante a Boat Show 2019, em Vilamoura.

Depois de a empresa ter desenvolvido, em 2015, o SunSailer 7.0, o CAT 12.0 foi o passo seguinte na utilização de energias renováveis no sector náutico e mais um degrau escalado na inovação portuguesa.

Premiado recentemente pela Green Gold Design Award 2019, na categoria Green Transportation, armazena a luz solar nos painéis fotovoltaicos existentes. O custo da navegabilidade é igual a zero e possibilita manutenção 85% mais económica do que nos barcos tradicionais.

Zero é igualmente a poluição. O CAT 12.0 não consome combustíveis fósseis, nem produz gases de efeito de estufa (GEE). Está equipado com dois motores elétricos que não derramam óleos, nem produzem fumos de escape.

Embarcação destinada ao passeio turístico e de recreio, o CAT 12.0 tem capacidade até 45 pessoas, pode atingir 14,5 nós e tem capacidade de navegação offshore.