Segundo avança o Correio da Manhã, a Autoridade Tributária (AT) calcula que há cerca de um milhão de portugueses que irá pagar IRS, estimando-se  mais 2,8 mil milhões de euros para os cofres do Estado.

Os contribuintes estão a ser notificados do imposto a pagar, mas, quem não queira ou possa fazer até à data limite de 31 de agosto,  pode pedir pagamento em prestações mensais até 15 de setembro.

Segundo o site Doutor Finanças, o pagamento em prestações apenas é concedido se o IRS a pagar for superior ou igual a 204 euros e inferior a 5000 euros. Para valores superiores a 5000 euros, o processo é diferente.

Para ara pagar o IRS em prestações, precisa fazer o requerimento à Autoridade Tributária. Pode fazê-lo através do Portal das Finanças, pesquisando por"Prestações" e acedendo à área de "Planos Prestacionais". De seguida, clique em "Registo" na secção de "Simular/Registar Pedido"e escolha qual a nota de cobrança que pretende pagar em prestações e clique em "Simular". Posteriormente, escolha a opção "sem apresentação de garantia", se se tratar de um montante inferior a 5.000 euros, e o número de prestações em que pretende pagar o seu IRS.