A panóplia de objetos esquecidos é variada e muitas vezes estranha. De peças de livros, a roupa, passando por tecnologia estragada, são várias as coisas que ficam no regresso a casa depois das férias.

Segundo o apanhado da GuestReady, deste conjunto de esquecimentos inusitados fazem parte uma mala repleta de biquínis e fatos de banho e outra cheia de carregadores de telemóvel.

Menos útil são talvez os sapatos mal cheirosos e os smartphones estilhaçados. Mas há objetos de luxo entre o que fica para trás, desde brincos, colares e anéis até um par de sapatos Jimmy Choo, uma carteira Furla ou um relógio Audemars Piguet.

Quando estes objetos improváveis são encontrados, normalmente pela equipa responsável pela manutenção dos apartamentos, este são reencaminhados para os escritórios da GuestReady onde existe uma secção de perdidos e achados. A empresa contacta então os hóspedes para proceder à devolução. Mas, garante a empresa, há quem não os reclame e quem nem sequer os queira de volta.

Mas há também pequenas lembranças deixadas propositadamente pelos hóspedes. Entre estes presentes destaca-se um par de livros sobre fetichismo com um bilhete: “Deram-me como prenda, agora é uma prenda para ti.”

Registo também para uma garrafa de saquê artesanal de hóspedes do Japão ou stroopwafels (bolachas típicas da Holanda) de um hóspede holandês que fez várias visitas de trabalho à invicta. Mas há mais: sal vulcânico de visitantes islandeses, uísque escocês de um casal natural de Edimburgo ou uma seleção de queijos de uma família francesa.

"Os proprietários e clientes não se conhecem, mas inevitavelmente cria-se uma ligação que não surge noutros tipos de acomodação, como a de hotel. Daí surgir o tal gesto de oferta", explica Vanessa Vizinha, diretora geral da GuestReady em Portugal, em comunicado.

“Tradicionalmente, quando ficamos em casa de alguém, levamos um presente como forma de agradecimento. Isto é o que acaba por acontecer, também, nas casas que gerimos. Há algo de muito pessoal nesta estadia no lar de outros", acrescenta.

A GuestReady chegou a Portugal em novembro  de 2018 e já recebeu 24 mil hóspedes entre Lisboa e Porto.

A empresa está presente na Europa, Médio Oriente e Ásia e especializa-se na gestão de propriedades em arrendamento de curta, média e longa duração.

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