Para realizar os 2.921 atendimentos, a UMS de Proença-a-Nova efetuou um total de 390 saídas às aldeias e centros de dia deste concelho do distrito de Castelo Branco.

"Dos 324 novos utentes que a Unidade Móvel de Saúde atendeu no ano passado, 137 não residem no concelho de Proença-a-Nova, número explicado em parte pela participação nos rastreios gratuitos realizados nas praias fluviais e zonas de lazer do concelho nos meses de julho e agosto", explica, em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova.

Segundo o município local, que disponibiliza este serviço, o técnico da UMS teve que acionar a emergência médica em duas ocorrências, encaminhar seis casos para as urgências e, em 15 situações, os utentes foram aconselhados a marcar consulta com o médico de família.

Paralelamente, foram desenvolvidas ações de sensibilização junto de idosos, crianças ou utentes das praias fluviais, abordando temas como a alimentação saudável, a importância da hidratação, cuidados a ter com a exposição solar, diabetes, hipertensão ou colesterol.

"O técnico de diagnóstico e terapêutica da Unidade Móvel de Saúde ministrou ainda ações de formação em suporte básico de vida, primeiros socorros e prevenção de acidentes aos funcionários dos Centros de Dia e do pré-escolar do concelho", refere o documento.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.