Sob o lema “Cidade do Porto: uma cidade solidária?” e no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, que hoje se assinala, a universidade entregou o prémio “Voluntário da U.Porto 2017/18” a sete membros das cerca de 20 associações comunitárias que apoia e que se destacaram, segundo os representantes dos projetos, pela versatilidade, regularidade, responsabilidade e acompanhamento.

Na luta pela promoção da tolerância e igualdade da VO.U - Associação de Voluntariado Universitário, projeto que abrange, desde 2008, programas de assistência a idosos, crianças e animais, Inês de Castro foi a voluntária distinguida entre os cerca de 4.500 membros que constituem a associação.

No âmbito do incentivo para a sensibilização das carências de jovens com necessidades educativas especiais, o galardão foi entregue a José Tiago Sousa, fundador da instituição Solidarity Soul.

A Associação Cura+, fundada em 2015 por duas estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto para promover a educação para a saúde, viu a distinção de voluntária do ano ser entregue a Sónia Guerra, uma das 80 associadas que atualmente constituem esta entidade.

Do GEV – Grupo de Estudantes Voluntários da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, instituição que, desde 2009, tem como missão aproximar o estabelecimento de ensino à comunidade envolvente, a premiada foi Liliana Matos.

Já do Projeto de Voluntariado da FADEUP (Faculdade de Desporto da U. Porto), que combina a área de formação com ações de voluntariado como aulas de natação a crianças e torneiros de futebol, a vencedora foi Ana Isabel Gomes.

Quanto ao voluntariado nos museus da Universidade do Porto, que visa a informatização do acervo, o acompanhamento de visitas e o apoio na organização de sessões de divulgação e promoção da cultura, foram reconhecidos Joaquim Mendes, da Casa-Museu Abel Salazar, e João Junqueira, do Museu de História Natural e da Ciência da universidade.

Durante a manhã, a iniciativa, que decorreu na Reitoria da Universidade do Porto, contou ainda com uma sessão na qual os representantes das instituições e da universidade abordaram os principais desafios e apoios disponíveis ao voluntariado.

O evento, que decorre até às 18:00, acolhe ainda uma Feira de Voluntariado, na Praça Gomes Teixeira, que junta 25 projetos da Universidade do Porto, dos quais fazem parte a Ajudaris – Associação de Solidariedade Social, a G.A.S.Porto -Grupo de Ação Social do Porto e a Bebés de S.João.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.