Volodymyr Zelensky condecorou esta manhã Ursula von der Leyen com a Ordem de Yaroslav - o Sábio.

"É uma grande honra que aceito em nome de todos os cidadãos da União Europeia", disse a presidente da Comissão Europeia na sua conta de Twitter:

A Ordem do Principe Yaroslav - o Sábio é uma condecoração atribuída por serviços distintos prestados ao Estado e ao povo da nação ucraniana. A Ordem foi instituída em 23 de agosto de 1995 pelo presidente ucraniano, Leonid Kuchma.

Von der Leyen está em Kiev para se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que esta noite sofreu um acidente de viação do qual saiu ileso.

O encontro vai servir para reforçar a cooperação da União Europeia à reconstrução da Ucrãnia que é "oficialmente candidata à adesão à União Europeia", lembra Von der Leyen no tweet que enviou esta manhã, à chegada à capital ucraniana.

Vou a Kiev reunir-me com o presidente Zelensky para “discutir em pormenor a continuidade da ajuda europeia”, disse a presidente da Comissão no discurso de Estado da União, proferido ontem.

A União Europeia vai contribuir com 100 milhões de euros para ajudar a reconstruir escolas destruídas pelos bombardeamentos. Montante que se junta aos 19 mil milhões de euros desembolsados pelos estados-membros à Ucrânia desde o início da invasão.