Vasco Cordeiro, que confirmou a indigitação aos jornalistas, foi hoje recebido por Pedro Catarino, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no âmbito das audições aos partidos com representação parlamentar, previstas no Estatuto Político-Administrativo da região.
Às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa), Vasco Cordeiro, que vai assim cumprir o segundo mandato à frente do Governo Regional, vai apresentar ao representante da República a composição do executivo que vai tomar posse na sexta-feira perante o parlamento açoriano.
“Fui, nesta audiência, encarregue de formar governo, na sequência daquelas que são as funções do senhor representante da República, e espero logo às 15:00 estar aqui a apresentar a lista dos membros do XII Governo Regional dos Açores”, frisou, em declarações aos jornalistas, após a audição.
O líder regional destacou a “vitória inequívoca do PS”, alegando que foi uma “manifestação expressiva de confiança dos açorianos” no projeto apresentado pela candidatura socialista.
O PS venceu as eleições legislativas regionais, com maioria absoluta, no dia 16 de outubro, tendo elegido 30 deputados. O PSD conquistou 20 mandatos, o CDS-PP quatro, o BE dois, e CDU e PPM um cada.
De acordo com o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, cabe ao representante da República nomear o presidente do Governo Regional "tendo em conta os resultados das eleições", mas só depois de ouvir os partidos políticos representados no parlamento.
Pedro Catarino recebeu na segunda-feira dirigentes do PPM, da CDU, do BE e do CDS-PP e ouviu hoje os líderes do PSD e do PS, sendo que nenhuma força política se opôs à formação de governo pelo PS.
Depois de indigitar o presidente do Governo Regional, o representante da República deverá nomear por decreto, esta tarde, o presidente e o restante executivo açoriano, que será publicado em Diário da República.
Os 57 deputados regionais reúnem-se na quinta-feira, em sessão constitutiva, na sede Assembleia Legislativa da Região, na Horta, no Faial, e o Governo Regional toma posse no dia seguinte.
Comentários