“Aqui, felizmente, as coisas estão a correr dentro da normalidade. Não vale a pena estarmos a entrar em alarmismos, mas falamos de um bem essencial que tem que ser sempre gerido e utilizado com racionalidade”, afirmou o autarca, que é também o presidente do conselho de administração da Empresa Municipal de Água e Resíduos de Vila Real (EMARVR).

Perante as alterações climáticas e a falta de chuva, o vereador deixou o apelo aos cidadãos “para que façam uma gestão racional desse bem essencial que a qualquer momento pode haver falhas”.

Carlos Silva salientou que, neste concelho, o “nível das albufeiras tem estado dentro do que são os padrões normais para anos normais”.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o inverno 2018/2019 em Portugal continental foi quente e o 4.º mais seco do século, encontrando-se todo o território em seca meteorológica no final da estação devido aos baixos valores de precipitação.

Para esta semana, as previsões apontam para a ocorrência de chuva um pouco por todo o território nacional, que se espera que ajude a atenuar a situação de seca.

Carlos Silva falava à margem da apresentação da aplicação móvel “My Aqua - EMARVR 2.0” que pode ser descarregada ‘online’ gratuitamente e quer “desmaterializar a relação da empresa com os seus clientes”.

“Dentro do balcão digital, podem consultar toda a sua relação comercial com a empresa, faturas, consumos e dar leituras”, explicou.

Para quem aderir a esta campanha, a EMARVR oferece, no mês seguinte, “um desconto no valor correspondente à tarifa fixa de abastecimento de água”.

Em março, a EMARVR passou a disponibilizar a fatura da água detalhada em litros, uma medida que visa consciencializar os clientes sobre o consumo e também alertar à poupança.

Ao tornar “mais claro” qual o consumo efetivo, a Câmara de Vila Real pretende “contribuir para um uso responsável deste bem cada vez mais escasso” e uma aproximação do “desperdício zero”.