Baião (Porto); Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro); São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe (Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Sabugal e Celorico da Beira (Guarda); Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos (Leiria); Oleiros, Sertã, Vila de Rei (Castelo Branco), Mação (Santarém) e Monchique (Faro) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ vários concelhos de dez distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros e trovoadas no litoral norte.

No sul, esperam-se poucas nuvens até ao meio da manhã e pequena descida da temperatura máxima nas regiões junto ao mar.

Na Madeira, o instituto prevê poucas nuvens e vento fraco e no arquipélago dos Açores céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros fracos durante a manhã no grupo oriental.

As temperaturas vão atingir os 38 graus Celsius em Évora e Castelo Branco; 36 em Bragança; 35 em Vila Real e Santarém; 34 em Braga; 33 em Lisboa; 31 em Faro; 27 em Viana do Castelo e 26 no Porto, Funchal e Ponta Delgada.