A campanha intitula-se "Vizela Noite Segura" e vai envolver meios dos bombeiros, da GNR e da câmara municipal, sempre em horários entre as 23:00 e as 03:00.

Os exercícios vão acontecer àquelas horas para poderem ser mais eficazes no objetivo de sensibilização junto dos mais jovens, explicou o comandante dos bombeiros de Vizela, Paulo Félix.

Nas campanhas de sensibilização, acrescentou, será dado maior enfoque à questão do álcool e das drogas, informando sobre o impacto negativo na condução quando são consumidas aquelas substâncias.

Os perigos da velocidade excessiva na condução também merecerão atenção das autoridades envolvidas na operação.

Falando numa conferência de imprensa realizada no quartel da corporação, o comandante sublinhou que os simulacros acontecerão em vários pontos críticos no concelho, onde, de acordo com as estatísticas mais recentes, ocorre o maior número de acidentes de viação com vítimas.

Além da sensibilização dos condutores, sobretudo os mais jovens, os exercícios também têm como propósito o treino dos meios da proteção civil, articulando e otimizando a sua intervenção no teatro de operações.

O primeiro simulacro no âmbito desta campanha acontecerá na sexta-feira, na EN 207-1, na freguesia de Santa Eulália, às 23:00. Para a 01:00 de sábado está agendado o segundo exercício, a realizar na EN106, na freguesia de São Miguel.

No fim de semana seguinte os exercícios acontecerão de sábado para domingo, o primeiro às 23:30, em Santo Adrião, e o segundo às 02:00, em São Miguel, na área urbana da cidade.

No fim de semana de 24 e 25 de novembro, os simulacros estão apontados para as localidades de Tagilde, à meia-noite, e em São Miguel (junto à igreja), às 03:00.

Os vários simulacros contarão com a participação de efetivos da GNR, que assumirão a componente do ordenamento do trânsito, mas também deixarão aconselhamentos aos condutores, referiu o tenente Ivo Morais, em representação da GNR de Braga.

Os meios da proteção civil municipal também estarão no terreno para apoiar as operações e colaborar nas ações de sensibilização junto dos jovens, com a distribuição de panfletos, anunciou o presidente da câmara, Vítor Hugo Salgado.

O autarca assinalou a importância de se promover uma maior articulação entre os agentes de proteção civil no concelho, destacando o interesse dos exercícios hoje anunciados para alcançar aquele objetivo.

Os representantes da autarquia, dos bombeiros e da GNR disseram esperar que a campanha possa ajudar a diminuir a sinistralidade, incluindo o número de ocorrências, dando seguimento à redução que se tem verificado nos últimos anos.

Vítor Hugo Salgado assinalou, por ouro lado, o trabalho que foi realizado no último ano ao nível da reorganização do serviço municipal de proteção civil e na aquisição de equipamentos para reforçar a sua operacionalidade no terreno, junto das populações.

O trabalho em parceria com os bombeiros e a GNR tem sido, frisou, uma política seguida com sucesso em vários eventos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.