Em comunicado, a universidade explica que esta campanha de ‘crowdfunding’ tem “como objetivo a recuperação de um espaço que permita à associação continuar o seu trabalho com cidadãos em situação de sem-abrigo”.

“Os fundos angariados serão utilizados na recuperação de um local da Câmara Municipal do Porto, sediado na zona da Sé, junto à Rua do Souto, que se encontra, atualmente, alugado à WelcomeHOME”, pode ler-se na nota enviada.

Segundo a organização, o espaço a recuperar “destina-se à promoção dos resultados das inúmeras ações que a WelcomeHOME tem dinamizado ao longo dos últimos anos e que têm tido um enorme impacto junto desta população”.

A Católica do Porto relembra ainda que o projeto cooperativo “vem apostando no apoio, formação e empregabilidade, bem como na sua valorização pessoal e profissional destes cidadãos em situação de sem-abrigo através de ações como ‘tours’ alternativos à cidade”.

“Nestas visitas, os sem-abrigo mostram a todos aqueles que pretendem conhecer a cidade alguns locais e pontos alternativos, mostrando uma cidade diferente”, explica.

Com a iniciativa, a cooperativa “pretende sensibilizar e implicar a comunidade no trabalho que está a ser desenvolvido, quer através da doação individual de quantias simbólicas quer através da doação institucional de entidades que se juntam a esta dinâmica”.

WelcomeHOME é um projeto de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo criada na Universidade Católica do Porto, concretamente na área transversal de Economia Social, no âmbito de um protocolo com a Fundação EDP.