A Rússia "continua a aterrorizar a Ucrânia" com ataques noturnos, disse hoje o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciando a destruição de 35 aparelhos aéreos não tripulados (drones) durante a última noite.

Moscovo "continua a aterrorizar a Ucrânia" acusou Zelensky numa mensagem difundida através do sistema digital de mensagens Twitter.

No mesmo texto, o chefe de Estado refere que 36 drones foram projetados contra o território ucraniano durante a noite mas "nenhum atingiu os objetivos" por terem sido destruídos pela defesa antiaérea ucraniana.

A Força Aérea ucraniana indicou que os drones de "fabrico iraniano Shahed 136/131" foram lançados contra o norte e o sul da Ucrânia. A Rússia, segundo Kiev, tem intensificado em maio os ataques noturnos com drones e mísseis contra a Ucrânia.

De acordo com as autoridades ucranianas a Rússia tem usado igualmente mísseis hipersónicos Kinjal, mais difíceis de intercetar.

Nos últimos dias as forças da Ucrânia têm referido o uso do sistema de defesa aéreo Patriot (fabrico norte-americano), pela primeira vez desde a última invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.