A visita, inicialmente prevista para 17 de maio mas que teve de ser cancelada devido à ofensiva russa, só foi oficialmente confirmada ao início da noite pelo Palácio Moncloa por razões de segurança.
Nessa altura, esteve igualmente prevista a visita do Presidente ucraniano a Portugal.
Sábado, durante uma visita à sede do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, foi questionado sobre uma eventual visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Portugal na terça-feira.
“Eu para terça-feira só posso confirmar uma coisa: é que recebo em visita de Estado o Presidente da República Dominicana. Está marcado há muito tempo”, respondeu o chefe de Estado, acrescentando: “É aquilo que está na minha agenda para terça-feira, se souberem mais do que eu, fico muito agradecido pela informação”.
Segundo a EFE, o executivo espanhol limitou-se a informar que Sánchez receberá o Presidente ucraniano na Moncloa às 12:00 (11:00 em Lisboa), após o que ambos comparecerão numa conferência de imprensa.
Pouco depois desta comunicação, a Casa do Rei informou que Felipe VI receberá Zelensky no Palácio Real às 14:00 (13:00, em Lisboa) e 45 minutos depois está previsto um almoço em sua honra.
Espera-se que Sánchez e Zelensky assinem o acordo bilateral de segurança que ambos iam assinar a 17 de maio e ao qual o Presidente do Governo espanhol se referiu no Congresso na passada quarta-feira, quando assegurou que seria assinado quando as circunstâncias o permitissem.
O acordo compromete a Espanha a continuar a prestar apoio militar à Ucrânia.
Sánchez tem vindo a reiterar o apoio de Espanha à Ucrânia no conflito com a Rússia, como confirmou a Zelensky na conversa telefónica que tiveram a 07 de maio, na qual garantiu esse apoio durante o tempo que for necessário.
Nessa conversa, disse, foram abordados os progressos do acordo de segurança entre a Espanha e a Ucrânia, que será rubricado esta segunda-feira em Madrid.
Por ocasião dessa conversa, Sánchez anunciou que estará presente nos dias 15 e 16 de junho em Lucerna (Suíça) na Conferência de Paz sobre a Ucrânia, na qual mais de 50 chefes de Estado e de Governo já confirmaram a sua presença, admitindo-se a possibilidade da presença do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que estará em Itália para a Cimeira de líderes do G7, imediatamente antes.
A visita de Zelensky é a primeira de carácter bilateral a Espanha, embora o presidente ucraniano tenha estado em Granada em outubro passado para a cimeira da Comunidade Política Europeia, no âmbito da presidência espanhola da UE.
A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro de 2022 com a invasão do território do país pela Rússia.
Comentários