Volodymyr Zelenskyy disse aos graduados da Hopkins para aproveitar ao máximo cada momento, e lembrou que o conflito em curso afetou o futuro de inúmeros jovens ucranianos, roubando-lhes oportunidades e entes queridos.
“O tempo é o recurso mais valioso do planeta”, disse, explicando que algumas pessoas percebem isso mais cedo, e são “as sortudas”, e outras “percebem tarde demais, quando perdem alguém ou alguma coisa”.
O presidente norte-americano Joe Biden anunciou, na semana passada, um acordo com as nações europeias para fornecer caças F-16 à Ucrânia, atendendo a um pedido antigo dos líderes ucranianos.
Zelenskyy descreveu uma recente visita às tropas ucranianas na linha de frente dos combates, explicando que muitos dos que visitou têm sonhos e aspirações semelhantes aos dos estudantes americanos, com a diferença que os jovens ucranianos “são forçados a suportar a tragédia coletiva da guerra” antes de perseguir os seus sonhos.
“Têm de saber exatamente o que precisam hoje — e como querem que os seus amanhãs sejam”, disse, numa transmissão ao vivo da Ucrânia para a cerimónia no campus de uma universidade em Baltimore.
A ofensiva militar lançada pela Rússia na Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022 foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.
A ONU apresentou como confirmados, desde o início da guerra, 8.534 civis mortos e 14.370 feridos, sublinhando que os números estão aquém dos reais.
Comentários