Na aldeia de Cepos, na Serra do Açor, não se esperou por fundos públicos para se avançar com a reflorestação. Com a ajuda de voluntários, a junta de freguesia já criou uma cortina de 30 hectares de folhosas para garantir que a história não se repete.
O número 33, no Catujal, concelho de Loures, foi o espaço escolhido para acolher, tratar e acompanhar crianças dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com problemas cardíacos, cujos tratamentos nos seus países de origem são limitados.
O Brasil e China celebram este ano três décadas de cooperação bilateral na área de satélites e o diretor da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, afirmou ter também em vista projetos futuros com Portugal.
A capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de agitação marítima forte para os mares do arquipélago da Madeira até às 06:00 de segunda-feira, insistindo que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.
O ex-líder do CDS-PP Paulo Portas admitiu sábado à noite ser “um bocadinho aterrador” a ideia de não haver um acordo para Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.
A tempestade Leslie provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço mais atualizado desta autoridade.
Centenas de milhares de habitações sem eletricidade, pessoas desalojadas, estradas cortadas, voos cancelados, danos na via púbica e árvores caídas, são o resultado da passagem da passagem da tempestade Leslie, sobretudo nos distritos de Leiria, Coimbra e Lisboa.
A circulação nas principais estradas de Leiria, um dos distritos mais afetados pela passagem da tempestade Leslie, retomou a normalidade, disse à Lusa fonte do Comando Territorial da GNR.
O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi hoje libertado depois de um mês e meio na prisão, na sequência de duas sucessivas condenações por organizar manifestações anti-Kremlin.
A tempestade pós-tropical Leslie originou, até às 02:10 de hoje, em Portugal Continental, perto de 1.500 ocorrências, a maioria resultantes da queda de árvores e de estruturas, sobretudo nos distritos de Coimbra e Leiria, segundo a Proteção Civil.
O comandante dos bombeiros municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório, disse hoje à agência Lusa que a passagem da tempestade tropical Leslie por este concelho do distrito de Coimbra provocou cinco desalojados.
A cidade da Figueira da Foz, três horas após o pico do furacão Leslie, que atingiu com grande intensidade a região Centro, apresenta um rasto de destruição e grandes prejuízos, constatou a agência Lusa no local.
A queda de um poste de iluminação pública numa rua da Trofa, distrito do Porto, provocou um apagão naquela via logo após se começarem a sentir os efeitos da tempestade tropical Leslie, revelou à Lusa fonte dos bombeiros.
O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Jorge Miranda, disse hoje que a tempestade pós-tropical já chegou à região do Minho, sublinhando que a situação meteorológica vai “normalizar rapidamente”.
Centenas de milhares clientes estão sem energia elétrica desde sábado à noite em consequência dos danos causados pela passagem da tempestade tropical Leslie, disse à agência Lusa fonte da EDP Distribuição, que considera a situação “muito grave”.
A queda de um poste de alta tensão em Valongo, no distrito do Porto, devido à passagem do furacão Leslie, deixou cerca de 30 casas sem eletricidade, disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Valongo.
Cerca de 60 pessoas que estavam na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, foram realojadas, depois de as tendas terem voado, na sequência da passagem do Furacão Leslie, disse a presidente da Câmara.
A queda de uma árvore em Senhora da Hora, Matosinhos provocou hoje o corte da linha do metro de Matosinhos e o corte das duas vias de trânsito da Rua da Lagoa, afirmou fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.
O furacão Leslie originou, até às 00:20 de hoje, em Portugal Continental, 820 ocorrências, a maioria resultantes da queda de árvores e de estruturas, sobretudo nos distritos de Leiria, Coimbra e Lisboa, segundo a Proteção Civil.
Quedas de árvores, telhas de casas destruídas pela força do vento e infiltrações de água são até ao momento os "maiores problemas" verificados no Grande Porto devido à passagem do furacão Leslie.
As ligações fluviais entre o Cais do Sodré e Cacilhas, suspensas durante a noite de sábado devido ao mau tempo e à forte agitação marítima, foram retomadas ao início da madrugada, informou fonte da Transtejo Soflusa.
Cerca de 30 voos foram cancelados sábado à noite, nos aeroportos de Lisboa e do Funchal, segundo informação disponível no portal da ANA - Aeroportos de Portugal, a maioria devido à passagem da tempestade tropical Leslie.
A Autoestrada do Norte (A1) foi reaberta depois de ter estado cortada ao trânsito, ao quilómetro 163, no nó de Soure, sentido norte/sul, devido à queda de uma árvore na via, informaram a Brisa e a GNR. Fonte da Brisa disse ao SAPO24 que o troço já foi reaberto.
Os cerca de 50 utentes do parque de campismo de Água de Madeiros, no concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, que ficaram desalojados na sequência do furacão Leslie, foram realojados nas imediações, informou o presidente da Câmara de Alcobaça.