A 56ª edição das 24 Horas de Daytona, arranca amanhã com presença inédita de cinco pilotos portugueses no asfalto. António Félix da Costa, João Barbosa, Filipe Albuquerque, Pedro Lamy e Álvaro Parente sentam-se ao volante representando quatro diferentes equipas no mítico circuito na Florida que abre o campeonato norte-americano de resistência.
Félix da Costa é um novato naquela pista de 5,730 quilómetros do circuito que tem por base a tri-oval de Daytona. Irá acelerar num Oreca LMP2, da equipa Jackie Chang DC Racing, que pertence ao ator de Hollywood Jackie Chan, ao lado do britânico Alex Brundle, do chinês Ho-Pin Tung e do austríaco Ferdinand Habsburg.
Este último, tal como o apelido denuncia é bisneto de Carlos I da Áustria, último imperador austríaco que viveu e morreu (1922) exilado em Portugal, na Madeira, colando-o, por isso, à história de Portugal, sendo descendente de Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, casado com a princesa Isabel de Portugal, de Pedro I, primeiro imperador do Brasil (Pedro IV em Portugal), e descendente de D. Maria II.
Os outros pilotos nacionais já conhecem os cantos às treze curvas do percurso. João Barbosa e Filipe Albuquerque (da equipa Action Express), seguem ao volante de um Mustang Cadillac da categoria DP e têm como colega o brasileiro Christian Fittipaldi (sobrinho de Emerson Fittipaldi). Assumem-se como candidatos à vitória depois do 2º lugar no ano passado.
Álvaro Parente, conduzirá um Acura NSX GT3, com o nº86, segundo carro da equipa Michael Shank Racing, na categoria GTD ao lado da britânica Katherine Legge e dos norte-americanos Trent Hindman e A.J. Allmendinger.
Por fim, Pedro Lamy, que no ano passado conquistou o título de Campeão do Mundo de Resistência na categoria GTE Am, divide os comandos do Ferrari 488 GT3 (número 51) com os seus habituais colegas de equipa Paul Dalla Lana e Mathias Lauda (filho do tricampeão mundial de F1, Niki Lauda).
As ligações da Rolex 24 @ Daytona à Fórmula 1 não se fazem somente por árvore genológica. Fernando Alonso, duas vezes campeão mundial de F1 estreia-se na Flórida, num circuito onde Juan Pablo Montoya, colombiano que anda na alta-roda do automobilismo (FI, Nascar e Indy Car), já triunfou.
Na corrida onde os pilotos partilham assento e posição de condução, a transmissão está marcada para as 19h40 de sábado e conclusão a partir das 17h45, no domingo, podendo ser seguida no canal Eurosport (a primeira e a última hora de corrida) e na IMSA TV (imsatv.imsa.com).
Comentários