A UEFA elegeu uma ‘estrela’ por seleção, numa análise ao Europeu de sub-21 da Polónia cujas convocatórias serão conhecidas nas próximas semanas. Gelson Martins e Andrija Živković, jogadores do Sporting e do Benfica, integram uma lista que inclui vários jovens talentos do futebol europeu.

Gelson Martins é tido pelo organismo que tutela o futebol a nível europeu como “o mais recente [talento] de uma longa linha de extremos de classe mundial a surgir da reputada academia de formação do Sporting”, na linha de nomes como Figo, Nani, Simão Sabrosa, Quaresma ou do “The Best”, Cristiano Ronaldo. Para a UEFA o extremo português é “dono de velocidade e aceleração”, comandando a bola com uma “ enorme capacidade de drible”. O jovem leão tem estado em destaque esta época na Liga NOS com 2 golos e 8 assistências para golo, tendo saltado para as machetes da imprensa internacional depois do jogo da Liga de Campeões que o Sporting realizou em Santiago Bernabéu, diante o Real Madrid.

Apesar desta "convocatória", a UEFA deixa um aviso: Gelson Martins pode, no entanto, não marcar presença no Europeu de sub-21 caso o selecionador Fernando Santos decida convocá-lo para a Taça das Confederações da FIFA, competição que Portugal, enquanto campeão europeu em título, marcará presença.

O outro jogador do campeonato português a configurar na lista é a jovem promessa sérvia do Benfica, Andrija Živković. A UEFA relembra o encarnado como “a estrela da vitória da Sérvia no Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA de 2015”, recuperando as palavras de Siniša Mihajlović, o homem que lançou Živković: "Este rapaz vai ser um grande jogador".

A restante lista percorre alguns dos maiores talentos emergentes no futebol europeu. Marcus Rashford, ponta-de-lança do Manchester United, apelidado de “arma secreta” de José Mourinho, Kasper Dolberg, avançando dinamarquês do Ajax, que é visto como um talento da dimensão de Zlatan Ibrahimović e Christian Eriksen, ou Marco Asensio, companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, tido como portador de “um enorme talento”. Estes são alguns dos nomes maiores a configurar numa lista que conta ainda com Piotr Zieliński (Nápoles), Martin Chrien (Plzeň), Alexander Isak (AIK), Enis Bardi (Újpest), Patrik Schick (Sampdória), Matthias Ginter (Dortmund) e Domenico Berardi (Sassuolo).

O Campeonato da Europa de Sub-21 vai realizar-se na Polónia entre os dias 16 e 30 de junho de 2017.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.