Operação Fora de Jogo. Constituídos 47 arguidos entre os quais se encontram jogadores, agentes e dirigentes desportivos

A Autoridade Tributária efetuou esta quarta-feira buscas a várias SAD's do futebol português, incluíndo as três grandes — SL Benfica, FC Porto e Sporting CP — e a escritórios de advogados. Foram constituídos 47 arguidos incluindo jogadores, agentes e dirigentes desportivos. Em causa estão atos passíveis de configurar ilícitos criminais de branqueamento de capitais, fraude e fraude qualificada.
Operação Fora de Jogo. Constituídos 47 arguidos entre os quais se encontram jogadores, agentes e dirigentes desportivos

A notícia foi avançada inicialmente pelo Correio da Manhã, mas confirma posteriormente pela Autoridade Tributária e Ministério Público em comunicado. No âmbito da designada operação "Fora de Jogo", foram feitas buscas às SAD's (Sociedades Anónimas Desportivas) dos três grandes, entre outros clubes da I Liga.

A investigação está a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e foram "constituídos 47 arguidos (24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares), entre os quais jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos", revelou o Ministério Público ao final da tarde em comunicado enviado às redações.

"No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações", pode ainda ler-se.

Foram realizadas buscas em 56 locais (40 buscas domiciliárias e 31 buscas não domiciliárias) nomeadamente a "diversos clubes de futebol e respetivas sociedades" e "5 buscas a escritórios de advogados", de acordo com o comunicado.

A revista Sábado indica que operação se estendeu ao escritório de Carlos Osório de Castro, advogado de Cristiano Ronaldo e do empresário Jorge Mendes.

Nas buscas de hoje estiveram envolvidos cerca de 102 inspetores tributários e aduaneiros, apoiados por 182 militares da Unidade de Ação fiscal da GNR, indica a mesma fonte.

Sendo as investigações dirigidas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estão no terreno também nove magistrados do Ministério Público e 7 magistrados judiciais.

Nestas buscas incluem-se sete SAD's da 1.ª Liga, segundo a revista 'Sábado'. São elas as do Sporting CP, SL Benfica, FC Porto, SC Braga, Guimarães, Marítimo, Estoril, Portimonense. De resto, as SAD de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães confirmaram a realização mesmas, atestando a disponibilidade para colaborarem com as autoridades.

A revista adianta ainda que também as casas de Pinto da Costa (FC Porto), Luís Filipe Vieira (SL Benfica), Frederico Varandas (Sporting CP), António Salvador (SC Braga), e dos jogadores Jackson Martinez, Maxi Pereira, Danilo Pereira e são outros dos alvos nos processos. Iker Casillas, um dos nomes também apontamentos, viria a confirmar ao final da tarde através das suas redes sociais que a Autoridade Tributária (AT) portuguesa realizou buscas ao seu domicílio e que a "transparência" é um dos seus "princípios".
A 'Sábado' afirma também que as revelações feitas por Rui Pinto, no caso Football Leaks, estão a ser úteis para esta investigação. A revista indica que na investigação a suspeita principal é a de que “clubes, sociedades anónimas desportivas, administradores, jogadores, treinadores, diretores desportivos, agentes e advogados recorreram a alegados documentos contabilísticos fictícios para empolar custos”.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
mookie1 gd1.mookie1