O FC Barcelona goleou hoje em casa o Sporting de Gijón, num encontro da 25.ª jornada da primeira liga espanhola de futebol, por 6-1. Tinha tudo para ser uma noite tranquila para os blaugrana. Até Luis Enrique desencadear a tempestade na sala de imprensa ao anunciar que vai abandonar o comando técnico da equipa. Tem contrato com o clube até 30 de junho.

“É uma ideia muito meditada e muito pensada. Sou fiel à minha forma de pensar", argumentou o treinador.

O treinador terá esclarecido aos jogadores a sua intenção esta noite antes de falar com os jornalistas na habitual conferência de imprensa pós-jogo.

"Durante a pré-temporada tive uma reunião com Albert Soler (diretor desportivo do clube) e com Robert Fernández (diretor) e informei-lhes que não renovava o meu contrato. Em nome do clube tranquilizou-me, pedindo para não me apressar. Mas devido à constante procura de soluções para melhorar a situação da equipa, tenho muito pouco tempo para desligar", esclareceu.

"O motivo reside no modo em como tenho que viver esta profissão. São poucas horas de descanso, poucas horas para me desligar. E no final desta temporada vou necessitar de descansar. Queria agradecer ao clube a confiança, primeiro pela experiência na equipa 'b' e depois pelos três anos a treinar a primeira equipa", disse o treinador espanhol.

"Ainda tenho três meses emocionantes pela frente. Estamos em três competições, apesar de que numa delas vivermos uma situação difícil. Mas vamos tentar dar a volta", concluiu Luis Enrique.

Desde que assumiu os comandos Barcelona, o espanhol arrecadou oito títulos: dois campeonatos, duas Taças de Espanha, uma Taça do Rei, um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia e Supertaça de Espanha.