Leões e águias defrontam-se esta noite em Alvalade, num dérbi a contar para a 33.ª jornada da I Liga e que tem lugar pelas 20h30 deste sábado.
Para dirigir o encontro foi nomeado Carlos Xistra, que terá como assistentes Rui Teixeira e Nuno Pereira, e Rui Costa como quarto árbitro. No VAR será Hugo Miguel e o AVAR Ricardo Santos.
Este vai ser o terceiro embate entre 'leões' e 'águias' que o árbitro da associação de Castelo Branco, Carlos Xistra, vai arbitrar, o primeiro no Estádio José Alvalade, e o 10.º jogo entre 'grandes'.
Com o título praticamente uma miragem, ‘leões’ e ‘águias’ defrontam-se com o segundo posto na mira, lugar que dá acesso à pré-eliminatória da ‘Champions’, já que apenas o campeão tem lugar garantido na fase de grupos da próxima edição da prova.
Igualados em pontos, o Benfica encontra-se para já no segundo posto, mas a posição pode alterar-se, já que apenas na última jornada passa a valer o critério do confronto direto e, aí, para já, a vantagem é sportinguista, uma vez que os ‘leões’ empataram 1-1 na primeira volta na Luz, valendo o golo marcado fora para desempate.
Deste modo, e com o empate na sexta-feira do Sporting de Braga na receção ao Boavista, um triunfo de qualquer um dos dois conjuntos garante-lhe o segundo lugar, enquanto o empate adia para a última jornada a decisão entre os dois rivais, podendo ainda ser chamado para desempate o fator ‘golos fora’.
O dia pode ainda ser de festa para o FC Porto, que se sagrará campeão nacional caso o dérbi termine empatado.
Além do 'clássico' de Alvalade, a ronda conta ainda mais dois jogos hoje, ambos entre equipas já com a sua situação definida na tabela: o Belenenses-Portimonense e o Tondela-Vitória de Guimarães.
Para as restantes partidas do dia, foram feitas as seguintes nomeações:
Os Belenenses-Portimonense SC (16h00)
Árbitro: Luís Ferreira
Assistentes: Inácio Pereira e Paulo Miranda
4º árbitro: Daniel Cardoso
VAR: Vasco Santos
AVAR: Luciano Maia
CD Tondela-Vitória SC (18h15)
Árbitro: Hélder Malheiro
Assistentes: Bruno Jesus e Jorge Cruz
4º árbitro: Carlos Espadinha
VAR: Bruno Paixão
AVAR: Venâncio Tomé
Comentários