Vanessa Fernandes, triatleta do Sport Lisboa e Benfica irá defrontar três atletas do Sporting Clube de Portugal durante o Challenge Lisboa, segunda edição da competição de triatlo que decorre no Parque das Nações, em Lisboa, nos dias 19 e 20 de maio.

A maior triatleta portuguesa, campeã do mundo em 2006, medalha de prata olímpica em 2008 e cinco vezes campeã da Europa, competirá na prova one vs 3 em que nadará 1.500m, pedalará 45 km e correrá 10,6 km, enfrentando as leoas Helena Carvalho (na natação), Katarina Larsson (ciclismo) e Inês Oliveira (corrida).

A presença de Vanessa Fernandes (2ª classificada no ano passado), que decorrerá num evento paralelo, é um dos aliciantes da competição que faz parte do circuito mundial desde 2017 e é uma das mais importantes provas de triatlo do panorama internacional.

O Challenge Lisboa contará com a presença de mais de 1000 atletas nacionais e internacionais, provenientes de mais de 30 países, um contingente estrangeiro que se traduz “numa importante receita para o turismo nacional, em especial para a cidade de Lisboa, representando já́ um retorno de mais de 10 milhões de euros”, sublinhou Gonçalo Uva, Corporate Affairs da Case Imagine em Portugal, empresa responsável pela organização da prova.

Guerra dos Sexos, festa académica e reunião de CEO’s ao lado da prova rainha

Dividida em seis competições diferentes, a prova rainha será o Challenge Middle Distance Lisboa, que se divide por 1.900m de natação no estuário do Tejo e 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, num percurso que se estende num circuito de 4 e 2 voltas respetivamente.

Na Corporate World Cup, prova disputada na mesma distância da competição principal, a base de recrutamento foi feita em 14 empresas e a CEO’s, com equipas compostas por três atletas, cada qual cumprindo uma das disciplinas.

Com a participação de atletas de ambos os sexos, o Challenge Lisboa põe à prova qual deles será o “mais forte” na “Batalha dos Sexos” (1.500m de natação, 45 km na bicicleta, 10,5 km em corrida), em que as mulheres saem do local da partida 16,15 segundos primeiro do que os homens.

Equiparados ao nível da distância, os estudantes universitários tentam passar no teste College Triathlon Cup, assim como o Team Realy, equipas constituídas por 2 ou 3 atletas em que cada qual cumprirá uma das provas em equação.

Para o último dia do Challenge Lisboa está reservada apenas uma prova, o Family Challenge, direcionada às famílias, três elementos, um por disciplina, aos quais cumprirá nadar 200 metros, pedalar 3,5 km e correr 1 km.

No ano passado, o português João Pereira e a britânica Lucy Charles foram os vencedores. O espanhol Pablo Dapena, vencedor do Challenge Mogan – Gran Canaria e segundo no Challenge de Roma, o suíço Sven Riederer e os alemães Lukas KrämerMahr Sebastian e Patrick Dirksmeier são os favoritos à vitória. Na categoria feminina, a britânica Alice Hector é a grande favorita, juntamente com Corinne Abrahamy (França) e Sofie Goss (Bélgica).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.