"O Comité Olímpico da Rússia foi totalmente reintegrado como membro de pleno direito do COI", afirmou Alexandre Joukov, três dias após o final dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, na Coreia do Sul, onde atletas russos foram autorizados a participar sob bandeira neutra e mediante determinadas condições.

Esta foi a primeira vez que o COI decidiu sancionar todo um país por doping e impedi-lo de participar nos Jogos Olímpicos.

O COI seguiu o exemplo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que em novembro de 2015 suspendeu a federação russa no seguimento das revelações de um sistema de dopagem sistemático e institucionalizado no desporto do país, abrindo a porta somente à participação de atletas independentes nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Em dezembo de 2017, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) explicou que a decisão de afastar a Rússia de Pyeongchang2018 assentou no “ataque sem precedentes” à integridade desportiva que representou o alegado sistema de dopagem com apoio estatal, denunciado em dezembro de 2014 num documentário da estação televisiva alemã ARD.