Este sábado, dia 4 de março, o Sporting Clube de Portugal vai a votos. De um lado Bruno de Carvalho, atual presidente que se recandidata a mais quatro anos à frente do clube de Alvalade. Do outro Pedro Madeira Rodrigues, o homem que desafia a atual liderança.

O SAPO24 explica o que vai acontecer ao longo do dia de amanhã, quem pode votar e quanto vale o voto de cada sócio.

Onde e quando?

O processo eleitoral decorrerá no Estádio José Alvalade XXI, a entrada é feita pela rampa junto à Praça Centenário.

As urnas abrem às 9 horas da manhã e encerram às 19 horas, com a entrada do último associado. Assim que este exercer o seu direito, declara-se encerrado o processo eleitoral.

Quem pode votar?

Todos os associados com mais de 18 anos que são sócios, no mínimo, há um ano ininterruptamente, e que tenham as quotas relativas a fevereiro de 2017 regularizadas até ao dia 13 desse mês.

Com são os votos?

Amanhã os sócios votam presencialmente sendo o voto processado eletronicamente. Haverá uma senha, com a respetiva ponderação de votos que será colocada na urna, todavia. Já os associados que optaram por votar por correspondência - sócios que vivam fora da Área Metropolitana de Lisboa ou que tenham enviado carta à Mesa da Assembleia Geral pedindo para votar desta forma - as cartas chegaram até ontem, sexta-feira, verão os seus votos serem assinalados num boletim de voto.

A quantos votos tem direito um sócio?

Há duas tipologias diferentes de sócio.

Os sócios “Efetivo A” a partir do momento em que completam 1 anos, ininterrupto, como sócio do Clube têm direito a 2 votos. A cada 5 anos ganha-se o direito a mais 1 voto.

Os sócios “Efetivo B” a partir do momento em que completam 1 anos, ininterrupto, como sócio do Clube tem direito a 1 voto. A cada 10 anos ganha-se o direito a mais 1 voto.

Para que órgão se vai votar?

Os sportinguistas são chamados a Alvalade para a eleição dos Órgão Sociais do Sporting Clube de Portugal: Mesa da Assembleia Geral e do seu Presidente; Conselho Diretivo; Conselho Fiscal e Disciplinar; Conselho Leonino.

A votação é livre para cada órgão, no sentido que um sócio pode votar em diferentes listas consoante o órgão social.

Quando se sabem os resultados?

Há quatro anos apenas por voltas das 2 horas da manhã se souberam os resultados da eleição. É impossível fazer uma estimativa concreta, apesar de o facto de este ano existir voto eletrónico permita antecipar um desfecho mais rápido. Mas atenção. Os pedidos de recontagem são legítimos. E nesse caso, a recontagem é feita manualmente o que pode atrasar o apuramento do vencedor.

Recorde aqui a cobertura noticiosa do SAPO24 às eleições leoninas

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.