Já vimos em artigos anteriores como funciona pirâmide do futebol inglês. Com a Federação Inglesa responsável por organizar a FA Cup, a Premier League responsável pela organização da competição homónima, sobra, por fim, a English Football League, que tem a seu cargo a organização da Championship (segundo escalão), League One (terceiro escalão), League Two (quarto escalão) e por fim da English Football League Cup (Taça da Liga).
História da competição
Criada em 1960, a Taça da Liga foi desde o início uma competição controversa. Com um prémio de apenas 750 libras - aproximadamente 900 euros -, o incentivo, mesmo para a altura, não era o maior. Alguns clubes como Arsenal, Sheffield Wednesday e Tottenham, ficaram mesmo de fora da edição inaugural da competição.
Na altura, o jornal inglês The Times chegou a escrever, inclusive, que com homens como o Santiago Bernabéu, com os seus horizontes alargados, a pensarem em ligas europeias para o futuro dos seus clubes, a proposta da Football League (implementação da Taça da Liga) era desnecessária, o que mostra o desinteresse que a competição teve no seu início.
Mesmo com toda a controvérsia, o que é certo é que a Taça da Liga foi mesmo para a frente. Não se pode dizer que com grande sucesso desde início, uma vez que, para além dos clubes que decidiram não participar, a ideia inicial de restringir a participação a alguns clubes de cada Liga não foi bem aceite. No final, todos os clubes da Football League acabaram por participar, com exceção daqueles que recusaram.
A primeira final, bastante "desorganizada", foi disputada entre Aston Villa e Rotherham United, acabou por jogar-se apenas na época seguinte, devido à falta de tempo no calendário dos clubes. Já com a época seguinte (1961/62) iniciada, foi então que se disputou a final a duas mãos que viria a sagrar o Aston Villa como o primeiro vencedor da Taça da Liga, com um triunfo por 3-0 na segunda e decisiva mão, após derrota na primeira-mão por 2-0. O Aston Villa viria, de forma insólita, a disputar o jogo inaugural da edição seguinte, apenas nove dias depois de conquistar o troféu.
No início do século XXI, após restruturação dos principais troféus europeus (Champions League e Europa League) houve a hipótese de se retirar o acesso a competições europeias para os vencedores da Taça da Liga. Ainda assim, visto esse ser o principal atrativo da competição nos dias de hoje - e a única maneira para alguns clubes conseguirem a qualificação para as competições europeias -, os responsáveis pelo futebol inglês decidiram manter o ‘prémio’ de acesso às competições europeias (neste caso, à Liga Europa) para o vencedor da competição.
Primeiro troféu de Mourinho em Inglaterra
A Taça da Liga inglesa foi o primeiro troféu conquistado por José Mourinho em Inglaterra, na altura ao serviço do Chelsea. No já longínquo ano de 2005, foi Didier Drogba o principal catalizador dos Blues treinador pelo Special One, que levaram de vencida o Liverpool por três bolas a duas, após prolongamento.
Este seria o troféu que viria a dar pontapé de saída para os inúmeros sucessos que a primeira passagem de Mourinho pelo Chelsea trouxa ao clube. O mesmo poderá estar agora em jogo, já que após uma primeira metade da época de adaptação do treinador ao Manchester United (e da própria equipa aos seus métodos), o português tem hipótese de conquistar o segundo troféu da época dos Red Devils, dando aos seus jogadores uma crença extra para o final de campeonato e para as temporadas que aí vêm, que pretendem devolver o United ao topo de futebol inglês, depois da saída de Alex Ferguson.
Para Cédric Soares, esta é a primeira possibilidade de vencer um troféu em Inglaterra. Ainda assim, finais de competições em forma de torneio não são novidade para o português de 25 anos. Com a sua primeira Taça de Portugal conquistada ao serviço da Académica, o lateral venceu ainda uma segunda ao serviço do Sporting CP e, mais recentemente, sagrou-se campeão europeu ao serviço de Portugal.
Deste modo, o internacional português tudo fará para adicionar experiência e ajudar os seus colegas de equipa a conquistar aquela que poderá vir a ser a primeira Taça da Liga da história do clube. Com uma FA Cup (Taça de Inglaterra) ganha em 1979, há muito que o Southampton quer ver os seus esforços recompensados em títulos, principalmente depois da espantosa evolução do clube na última década.
Ainda esta semana, e com o jogo grande da jornada (Manchester City-Manchester United) adiado, as atenções vão novamente para o fundo da tabela. Depois de um excelente começo, chegam agora os jogos de maior pressão para o Hull City de Marco Silva, isto é, aqueles em que o clube tem "obrigação" de pontuar. A recepção ao Burnley poderá ser o princípio da verdadeira fuga à despromoção por parte da equipa orientada pelo treinador português.
Pedro Carreira é um jovem treinador de futebol que escolheu a terra de sua majestade, Sir. Bobby Robson, para desenvolver as suas qualidades como treinador. Tendo feito toda a sua formação em Inglaterra e tendo passado por clubes como o MK Dons e o Luton Town, o seu sonho é um dia poder vir a treinar na melhor liga do mundo, a Premier League. Até lá, pode sempre acompanhar as suas crónicas, todas as sextas, aqui, no SAPO 24.
Comentários