"Há dias, quando o outro treinador [Mihajlovic] foi embora, disse que até segunda-feira apresentaria um novo treinador. Gosto de cumprir o que digo e estou aqui a cumprir, para apresentar o nosso amigo José Peseiro, que já conhece os cantos à casa", disse o presidente da SAD do Sporting, Sousa Cintra, explicando ter sido uma escolha sua.
Isto representa um regresso do técnico a um clube que comandou entre 2004 e 2006, tendo conduzido os leões à final da Taça UEFA na temporada 2004/05. O Sporting capitulou à data diante do CSKA de Moscovo.
Com 58 anos, Peseiro esteve mais recentemente no Vitória de Guimarães, tendo passado por clubes como Braga, FC Porto, Sporting, Nacional, Al-Hilal e Panathinaikos, tendo sido também selecionador da Arábia Saudita e adjunto que Carlos Queiroz no Real Madrid.
O técnico assume a equipa leonina por uma época (2018/19) e "possibilidade de prorrogação por mais uma", segundo a SAD comunicou já à CMVM e após José Sousa Cintra ter anunciado durante a semana a saída do sérvio Sinisa Mihajlovic.
O técnico foi apresentado na manhã deste domingo por Sousa Cintra, que diz ter a convicção de que o Sporting vai chegar ao primeiro lugar na próxima época de futebol.
Peseiro sucede, assim, ao sérvio Sinisa Mihajlovic, contratado por Bruno de Carvalho para substituir Jorge Jesus, que deixou o clube após a crise que culminou também com a saída de nove jogadores e a destituição de Bruno de Carvalho.
Sousa Cintra promete Sporting a lutar pelo título esta época com José Peseiro
O presidente da comissão de gestão do Sporting, Sousa Cintra, prometeu hoje, na apresentação de José Peseiro, que a equipa de futebol vai estar à altura dos rivais e que vai lutar pelo título já esta época.
“A ambição de José Peseiro é também a minha, que é a do Sporting ser campeão esta época. É claro que se ele não tiver ‘matéria-prima’ à altura das exigências do Sporting será difícil, mas vamos contratar reforços de qualidade e apresentar-nos à altura dos rivais e da luta pelo título”, prometeu Sousa Cintra aos sportinguistas, assumindo que a escolha de José Peseiro foi sua.
O responsável da SAD do Sporting justificou a escolha do novo treinador: “Entendi que Peseiro é o treinador certo neste momento que o Sporting atravessa. Em primeiro lugar conhece os cantos à casa, conhece o futebol português, os jogadores, os adversários. Fez um grande trabalho no Sporting, levou-nos à final da Liga Europa, fez um bom campeonato, que perdemos apenas na última jornada, o que mostra a sua competência. Além disso, é uma pessoa simpática, de bom trato, que cultiva amizades”.
Sousa Cintra revelou que a ambição de Peseiro é a mesma dele, pôr o Sporting campeão: “Perguntei-lhe logo assim que começámos a falar. Se a ambição dele era ser campeão no Sporting já esta época e a resposta foi imediata e positiva. Sei que sem ovos não se fazem omeletes, mas vamos trabalhar para isso. O treinador irá analisar rapidamente o plantel e vamos atacar os jogadores certos e que estejam à altura da ambição do Sporting”.
Uma das preocupações de Sousa Cintra é que todos os jogadores se sintam “apoiados e acarinhados” no Sporting e que “nada lhes falte” para que possam desenvolver o seu trabalho e entrar “numa onda positiva e de confiança”.
“O Sporting não precisa de um clima de guerrilha, de atropelos, de falta de respeito. Nunca vi ninguém ganhar fazendo guerras”, disse Sousa Sinta, numa alusão à anterior gerência de Bruno de Carvalho.
Prometeu ainda alterações imediatas na Academia de Alcochete, para que esta “volte e a ser o que era” e anunciou a contratação do antigo médico do clube, Fernando Ferreira, para dirigir o departamento médico com a competência que lhe reconhece, recordando que no tempo em que foi presidente do clube contratou “uma equipa médica experiente e que se tornou uma referência no futebol nacional”.
Comentários