Frederico Morais entra hoje em ação na segunda etapa do circuito mundial de surf da World Surf Leage (WSL). O período de espera do Drug Aware Margaret River Pro, na Costa Oeste da Austrália, decorre até 9 de abril.

“Kikas”, como é conhecido o surfista português, vai competir no 6 heat da primeira ronda contra o campeão mundial John John Florence, natural do Havai e o australiano Jacob Wilcox, que compete a convite da organização.

Frederico Morais, 25 anos, que se estreia na elite do surf mundial, ocupa o 13º lugar do ranking, sendo que o havaiano é o terceiro do circuito. Wilcox não compete entre a elite do surf atualmente.

Os melhores surfistas do planeta começam a entrar na água às 6:30 locais (23:30 em Portugal), sendo que, conforme anunciado pela organização, o palco da etapa para o primeiro dia de competição poderá mudar de Margaret River para a onda de North Point, igualmente no Oeste australiano e que, caso tal suceda, será uma estreia no Circuito Mundial.

A primeira bateria da segunda das três etapas australianas do circuito mundial coloca Kelly Slater frente ao australiano Mick Fanning, três vezes campeão do mundo, e ao 'rookie' italiano Leonardo Fioravanti.

No quadro feminino, nas seis baterias destaque para a atual campeã, a australiana Tyler Wright que disputa a passagem à ronda seguinte com as compatriotas Keely Andrew e Laura Macaulay. Por seu lado, Stephanie Gilmore, líder do ranking e hexacampeã do circuito mundial, defronta a também australiana Nikki Van DIjk e Bianca Buitendag (África do Sul).