O prémio atribuído pelo organismo máximo do futebol em parceria com o sindicato internacional de jogadores, e que resulta da votação de futebolistas de 70 países, será anunciado a 3 de janeiro, em Zurique, durante a gala da FIFA.

Da lista hoje anunciada, que resulta das votações iniciadas em outubro, constam cinco guarda-redes, 20 defesas, 15 médios e 15 avançados. A eleição continua a decorrer durante o mês de dezembro e no final serão designados o guardião, os quatro defesas, os três médios e os três avançados que vão formar o FIFA FIFPro World 11.

A Espanha, com 10 jogadores designados, a Alemanha, com sete, e a França, com seis, são as nações mais representadas, à frente de Brasil e Argentina, com cinco cada. Portugal, que se sagrou campeão europeu em 2016 batendo a França na final, coloca apenas Ronaldo e Pepe na lista.

Já o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, tem 11 jogadores citados, incluindo o par português, e é o clube mais representando a par do rival FC Barcelona, do qual se destaca o argentino Lionel Messi. Entre os jogadores do ‘Barça’ figuram Dani Alves, que rumou à Juventus esta época, e Claudio Bravo, que defende agora a baliza do Manchester City.