Os 'encarnados' visitam o Shakhtar Donetsk, do treinador português Luís Castro, num momento em que estão na pior fase da temporada, com duas derrotas para o campeonato, ficando com apenas um ponto de avanço para o FC Porto na liderança da I Liga.

Sem Jardel, Weigl, Gabriel e André Almeida, o Benfica joga com um Shakhtar que não faz qualquer encontro desde 14 de dezembro, devido à pausa de inverno da liga ucraniana.

Moralizado pela recuperação de seis pontos para o Benfica, o FC Porto visita o terreno do Bayer Leverkusen, quinto classificado da liga alemã, num encontro em que não pode contar com o castigado Otávio.

Também o conjunto germânico chega em boa forma a esta eliminatória e, após a pausa invernal, somou cinco triunfos, incluindo um 4-2 ao Borussia Dortmund, e um desaire.

O Sporting de Braga é a equipa em melhor momento em Portugal e, desde a chegada de Ruben Amorim ao comando, venceu oito jogos, incluindo dois ao FC Porto, dois ao Sporting e um ao Benfica, e empatou apenas um, não perdendo na Europa há 13 jogos.

O conjunto bracarense, que ganhou todos os cinco jogos fora esta temporada na Liga Europa, vai defrontar o Rangers, que é segundo na Escócia, atrás do Celtic, e que, na fase de grupos, venceu em casa o FC Porto por 2-0 e empatou 1-1 no Dragão.

Por não ter sido cabeça de série no sorteio, o Sporting começa em casa, frente ao Basaksehir, segundo da liga turca, sem Mathieu, castigado.

Os 'leões' venceram os três jogos que disputaram como visitados na Liga Europa desta temporada.