“Viñales mostrou uma grande pilotagem, motivação e consistência nos três anos em que está na equipa no Campeonato do Mundo. Esta parceria conduziu a um terceiro lugar da geral em 2017, a um quarto lugar em 2018 e a outro terceiro em 2019″, lê-se no comunicado da Yamaha, que acrescenta que o novo contrato se prolonga até ao final de 2022.

O espanhol conseguiu seis vitórias com a equipa nipónica e 19 pódios em 55 grandes prémios disputados com as motas azuis.

“Trouxemo-lo em 2017, porque sabíamos que era um talento especial. Está altamente motivado”, disse o britânico Lin Jarvis, diretor desportivo da equipa no MotoGP.

Já o piloto espanhol, de 25 anos, que foi o principal adversário do português Miguel Oliveira nas categorias inferiores, mostrou-se “muito feliz” com a renovação.

“Para mim foi muito importante haver este anúncio antes do início da temporada, pois estou altamente motivado e quero estar completamente concentrado na época de 2020. Não quero passar muito tempo a pensar no futuro. Não havia razões para não continuar com a Yamaha, porque já são como família e vou poder ter a minha própria equipa”, disse o piloto espanhol, que já leva 158 corridas nas várias categorias do Campeonato do Mundo e sete vitórias (uma com a Suzuki e seis com a Yamaha) na categoria rainha.

Os treinos de pré-temporada arrancam no próximo dia 02 de fevereiro em Sepang, na Malásia.