Como vencedor do Grupo H, o que conseguiu mesmo perdendo com a Coreia do Sul (1-2), Portugal disputará o seu primeiro jogo a eliminar na terça-feira, pelas 19:00 (em Lisboa), em Lusail, frente aos helvéticos.

Os suíços, que nunca encontraram Portugal na fase final de um Mundial, acabaram no segundo lugar do Grupo F, depois de hoje baterem a Sérvia por 3-2. Com mais um tento tinham vencido o agrupamento e colocado os ‘canarinhos’ no caminho luso.

A formação lusa já tem adversário nos ‘oitavos’ e sabe que, atingindo os ‘quartos’, só tem duas possibilidades, a Espanha ou Marrocos, duas seleções que defrontou cada qual em duas ocasiões em Mundiais, nomeadamente na fase de grupos de 2018.

A formação das ‘quinas’ caiu face à Espanha por 1-0 nos ‘oitavos’ do Mundial2010 e empatou a três na estreia no Mundial de 2018, com três golos de Ronaldo, e, face a Marrocos, perdeu com estrondo por 3-1 na terceira jornada da fase de grupos de 1986 e ‘vingou-se’ há quatro anos com um triunfo por 1-0, também selado pelo atual ‘capitão’, na segunda ronda da fase de grupos.

O jogo dos ‘quartos’ será disputado em 10 de dezembro, um sábado, pelas 15:00 (em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, enquanto o embate entre espanhóis a marroquinos, dos ‘oitavos’, realiza-se na terça-feira, pelas 15:00 (em Lisboa), em Al Rayyan.

No que respeita às meias-finais, é certo que, caso lá chegue, pela terceira vez, repetindo 1966 e 2006, Portugal disputará o acesso a uma inédita final em 14 de dezembro, uma quarta-feira, no Estádio Al Bayt, em Al Khor, pelas 19:00 (em Lisboa).

E, para esse encontro, existem quatro possíveis oponentes, a detentora do título França, a Inglaterra, campeã em 1966 depois de ter batido Portugal nas ‘meias’ (2-1, em Wembley), o Senegal e a Polónia.

Nos oitavos de final, os ingleses enfrentam os senegaleses e os gauleses encontram os polacos, com os vencedores dos respetivos embates – marcados para domingo - a defrontarem-se em 10 de dezembro, pelas 19:00 (em Lisboa), em Al Khor.

Quanto à final, agendada para 18 de dezembro, pelas 15:00 (em Lisboa), em Lusail, Portugal pode encontrar Argentina, Brasil, Países Baixos, Croácia, Japão, Estados Unidos ou Austrália, ou reencontrar a Coreia do Sul.