Já são conhecidos dois dos adversários de Portugal na fase de grupos do Euro2020: a seleção nacional joga no grupo de Alemanha e França. A quarta equipa só irá ser conhecida depois dos jogos de play off que ainda se irão realizar, podendo calhar a Portugal a equipa vencedora dos jogos entre Islândia e a Roménia e a Bulgária e a Hungria.

A última seleção a integrar o grupo será conhecida no dia 31 de março de 2020, a sair deste lote entre Islândia, Roménia, Bulgária e Hungria, sendo que, caso seja a Roménia a vencedora, esta será integrada no grupo C.

A ser assim, o quarto adversário de Portugal no grupo F sairá do seguinte grupo de jogos do play off : Georgia, Bielorússia Macedónia do Norte e Kosovo.

Estamos naquele que é conhecido pelo "Grupo da Morte", onde se encontram três campeões da Europa.

Portugal reencontra a França, que bateu na final do Euro 2016, e a Alemanha, com quem não tem propriamente um bom historial nas últimas fases finais de seleções (com exceção de um hattrick de Sérgio Conceição em 2000).

Portugal integra o Grupo F e irá jogar à partida, nesta primeira fase, em Budapeste, na Hungria, e em Munique, na Alemanha. Contudo, se for a Roménia a quarta equipa a integrar o grupo F, o sorteio será reajustado para que este país possa ser um dos anfitriões, visto que a capital, Bucareste, é uma das 12 cidades que vai acolher o Europeu.

Euro2020: são estes os grupos que resultaram do sorteio
Grupo A: Itália, Suíça, Turquia, País de Gales

Grupo B: Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Rússia

Grupo C: Holanda, Ucrânia, Áustria, Vencedor do play off

Grupo D: Inglaterra, Croácia, República Checa, Vencedor do play off

Grupo E: Espanha, Polónia, Suécia, Vencedor do play off

Grupo F: Alemanha, França, Portugal, Vencedor do play off

Os bilhetes para o Euro202 são postos à venda a partir de 4 de dezembro. O jogo inaugural acontece a 12 de junho de 2020 em Roma entre a Turquia e a Itália. Portugal entra em campo a 16 de junho, em Budapeste, defrontando a equipa que integrar o grupo F vinda do play off (que como sabemos poderá vir do grupo A ou D). O segundo jogo da seleção nacional será a 20 de junho contra a Alemanha , em Munique, no estádio do Bayern de Munique, o Allianz Arena. Para fechar o grupo, joga a 24 de junho com a França, de novo em Budapeste.

A final do Euro2020 joga-se a 12 de julho, em Londres, no estádio de Wembley, curiosamente no mesmo dia em que se joga a final do mais famoso torneio de ténis, ali perto, em Wimbledon.

A seleção nacional estava no pote 3 juntamente com Áustria, Turquia, Dinamarca, Suécia e República Checa.

Estes eram os quatro potes do sorteio:

Ao todo, serão 24 as seleções presentes naquele que é o maior Campeonato da Europa de sempre.

Fernando Santos: "vai ser um grupo forte, dois favoritos e um candidato"

"Sempre disse que Portugal é candidato e não abdico disso". Foi assim que Fernando Santos reagiu, em declarações à Sport TV, quando questionado sobre o resultado do sorteio do Euro2020 que colocou no caminho da seleção nacional a Alemanha e a França juntando no mesmo grupo, como recordou, "os três últimos vencedores das grandes provas europeias e mundiais"

"Não há vencedores antecipados", sublinhou o selecionador, assumindo, no entanto, que este é um grupo forte, com "dois favoritos e um candidato".

Face à incógnita que sobra - a quarta equipa que se conhecerá apenas em março do próximo ano depois dos jogos de play off - Fernando Santos lembrou ainda que poderá repetir-se uma situação idêntica à do arranque do Euro2016, caso seja a Islândia a seleção a seguir em frente (no grupo que também inclui Roménia, Hungria e Bulgária).

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.