A vitória só foi possível através de uma grande agressividade defensiva, com diversas alternativas que oscilaram entre a defesa individual todo o campo, sistema zona 2/3 e zona ‘pressing’ todo o campo, numa atitude guerreira que baralhou as normalmente frias basquetebolistas lituanas.

Portugal, que havia perdido na estreia com a Itália, dominou o jogo na primeira parte, beneficiando sobretudo de uma excelente percentagem de conversão lançamentos triplos (sete em 11 – 63,6%) e de uma sufocante pressão sobre as bases lituanas.

A vantagem de 12 pontos (42-30) registada ao intervalo refletia essa superioridade, mas a Lituânia esteve melhor no terceiro período, altura em que somou um parcial de 22-15 e colocou em causa o triunfo luso.

Mas, Portugal aguentou estoicamente a tentativa da seleção báltica em dar a volta ao jogo, apesar de, tal como ocorreu no duelo com a Itália, as jogadoras lusas terem perdido claramente na luta das tabelas — 24 ressaltos, contra 42 das lituanas.

Carolina Gonçalves (21 pontos e cinco assistências) e Carolina Bernardeco (18 pontos e quatro assistências) foram as atletas mais determinantes na formação nacional.

No outro jogo da segunda jornada do Grupo B, a Itália bateu a Letónia por 67-55, isolando-se na liderança da ‘poule’.

Jogo no Complexo de Desportos de Matosinhos.

Lituânia — Portugal, 69-71.

Ao intervalo: 30-42.

Sob arbitragem de Gentian Cici (Albânia), Ivana Ivanovic (Sérvia) e Michal Proc (Polónia), as equipas alinharam e marcaram:

- Lituânia: Gabija Meskonyte (19), Laura Juskaite (9), Laurita Jurciute (25), Karolina Visockaite (6) e Rasa Knyzaite (7). Jogaram ainda Kamile Berenyte, Urte Slavickaite (3), Agne Bobinaite e Gabija Segzdaite.

Selecionador: Jurgita Streimikyte.

- Portugal: Joana Bernardeco (18), Maianca Umabano (8), Carolina Gonçalves (21), Mariana Silva (6) e Isabel Costa (12). Jogaram ainda Susana Carvalheira, Catarina Mateus (6), Ana Rodrigues e Ana Jesus.

Selecionador: Eugénio Rodrigues.

Marcha do marcador: 18-22 (10 minutos), 30-42 (intervalo), 52-57 (30) e 69-71 (resultado final).

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.