No Atlas Arena de Lodz, Portugal começou muito forte e ganhou o primeiro 'set', por muito claros 25-13, mas depois soçobrou, perdeu o seguinte por tangenciais 26-24 e os seguintes por números já mais desequilibrados - 25-20 e 25-11.

Na estreia absoluta numa fase final de um Campeonato da Europa, a equipa de Francisco Santos, que ocupa o último lugar do grupo, só tem mais um jogo pela frente, perante a Ucrânia, que também não venceu ainda.

O jogo, na quinta-feira, deverá definir os quinto e sexto lugares do grupo, sendo já certo que a equipa portuguesa não continuará em competição, para os oitavos de final.

A formação das 'quinas' conseguiu contra a Bélgica o que ainda não tinha logrado na Polónia - um histórica primeiro 'set' na competição e a discussão do jogo, até ao final do segundo.

Julia Kavalenko, com 15 pontos, foi figura de proa pela seleção portuguesa, ante uma Bélgica que teve em Britt Herbotss, Van Gestel e Dominika Sobolska os seus melhores elementos.

Os quatro primeiros classificados de cada um dos quatro grupos do Europeu2019, a realizar conjuntamente pela Turquia (grupo A), Polónia (B), Hungria (C) e Eslováquia (D), apuram-se para os oitavos de final.

Além de Portugal, Bélgica e Ucrãnia, integram o grupo Polónia, Itália e Eslovénia.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.