"A Direção da Federação Portuguesa de Futebol decidiu esta segunda-feira que na época 2017/18 os relatórios de jogo das equipas de arbitragem, nas competições profissionais, passarão a ser divulgados publicamente. Os relatórios de jogo das equipas de arbitragem serão divulgados no site fpf.pt depois de concluída a análise e publicadas as decisões do Conselho de Disciplina", pode ler-se no comunicado divulgado pelo órgão que tutelo o futebol nacional.

Em declarações à FPF, José Fontelas Gomes,presidente do Conselho de Arbitragem, , afirmou que a decisão foi tomada a pensar, sobretudo, nos adeptos: “Atendendo à necessidade constante de ajudar todos os intervenientes – nomeadamente os adeptos - a conhecer e compreender todas as dimensões do futebol, o Conselho de Arbitragem entende que a divulgação pública dos relatórios de jogo das equipas de arbitragem é uma boa prática, amiga da transparência, e deve ser tomada a partir do início da época 2017/18”.

Também em declarações ao mesmo órgão, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitro de Futebol sublinhou esta decisão como um "dos objetivos a que se tinha proposto atingir".

É mais uma prova da procura da transparência que se pretende para o futebol e para a arbitragem. "A divulgação dos relatórios permitirá aos adeptos ter conhecimento direto sobre os factos do jogo e compreender melhor as tarefas da equipa de arbitragem, contribuindo para a transparência", acrescentou.

A próxima temporada marcará também o uso da tecnologia do vídeo-árbitro na I Liga.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.