O organismo que tutela o futebol europeu anunciou esta segunda-feira os três finalistas do prémio para Melhor Jogador do Ano.

Cristiano (Real Madrid/Juventus e Portugal), Modric (Real Madrid e Croácia) e Salah (Liverpool e Egipto) são os três candidatos a levantar o troféu no dia 30 de agosto.

O vencedor será conhecido, juntamente com o do prémio Melhor Jogadora do Ano da UEFA e os prémios por posição da UEFA Champions League, durante o sorteio da fase de grupos, que terá lugar no Mónaco.

O Jogador da Época da UEFA Europa League será conhecido no dia seguinte.

O prémio, informa a UEFA, reconhece os melhores jogadores, independentemente da sua nacionalidade, a atuar num clube dentro do território de uma federação-membro da UEFA durante a temporada anterior.

Os jogadores são avaliados pelos desempenhos durante a época em todas as competições, tanto nacionais como internacionais, nos clubes e nas selecções.

O argentino Lionel Messi, vencedor do prémio em 2010/11 e 2014/15 e segundo em outras três ocasiões, está ausente do ‘pódio’, tendo ficado no quinto lugar da votação, atrás do francês Antoine Griezmann.

Para além dos três finalistas fazem ainda parte da lista sete jogadores. São eles:

4. Antoine Griezmann (Atlético e França) – 72 pontos
5. Lionel Messi (Barcelona e Argentina) – 55 pontos
6. Kylian Mbappé (Paris e França) – 43 pontos
7. Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica) – 28 pontos
8. Raphaël Varane (Real Madrid e França) – 23 pontos
9. Eden Hazard (Chelsea e Bélgica) – 15 pontos
10. Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha) – 12 pontos

Números de Ronaldo em 2017/18

Títulos: UEFA Champions League, SuperTaça Europeia, Supertaça de Espanha, Mundial de Clubes da FIFA

UEFA Champions League
Jogos: 13
Golos: 15
Assistências: 3

Campeonato
Jogos: 27
Golos: 26

Cristiano Ronaldo, que trocou o Real Madrid pela Juventus, venceu a Liga dos Campeões ao serviço da equipa espanhola na época 2017/18, erguendo o troféu pela quinta vez - um recorde -, e foi o melhor marcador da competição pela sexta vez, com 15 golos.

O médio Luka Modric, que também conquistou a Liga dos Campeões ao lado de Cristiano Ronaldo, foi eleito melhor jogador do Mundial de 2018, na Rússia, onde a Croácia atingiu a final, perdendo para a França.

Ao serviço do Liverpool, o avançado Mohamed Salah foi finalista da Liga dos Campeões - abandonou o jogo aos 25 minutos, por lesão - e terminou a competição com 10 golos, mas foi sobretudo na liga inglesa que se destacou, com 32 golos em 36 jogos. No total, marcou 44 golos durante a época e ficou a três do recorde dos 'reds', de Ian Rush.

Abaixo do 'top-3', o campeão do mundo Griezmann (Atlético de Madrid) ficou em quarto, e Messi (FC Barcelona) em quinto, recolhendo 72 e 55 pontos, respetivamente. Kylian Mbappé (PSG), que também festejou o título mundial, foi com sexto, com 43 pontos, à frente do belga Kevin De Bruyne (Manchester City), com 28, e de outro francês, Raphael Varane (Real Madrid), com 23.

A fechar os 10 primeiros, ficaram o belga Eden Hazard (Chelsea), com 15, e o espanhol Sergio Ramos (Real Madrid), com 12.

A votação é feita por um júri composto por 80 treinadores, de clubes que participaram nas fases de grupos da Liga dos Campeões (32) e Liga Europa (48), e 55 jornalistas de publicações associadas à European Sports Media (ESM), representando cada um dos países membros da UEFA.

Os elementos do júri escolhem, cada um, três jogadores, atribuindo cinco pontos ao primeiro, três ao segundo e um ao terceiro. Os treinadores não podem votar em jogadores da sua equipa.