Christian Karembeu e Louis Saha vão debater na Soccerex Europe o papel dos jogadores, atuais e antigos, como influenciadores, nomeadamente como as redes sociais são usadas pelos jogadores modernos e como estes estão a aproveitar esta oportunidade – e responsabilidade – de serem exemplos e promotores de causas que vão para além do jogo propriamente dito.

A dupla junta-se assim ao painel de oradores previsto para o Soccerex Europe, que decorre em Oeiras nos dias 5 e 6 de setembro, e que conta já com a presença de elementos de referência de instituições como a FIFPro, Federação Inglesa de Futebol, English Football League, Juventus e Copa90.

O evento de dois dias, cujo objectivo é reunir em Oeiras a nata da indústria do futebol mundial, e que decorre em parceria com o Município de Oeiras e com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), conta com o apoio da Liga Portugal e da Totum Sport. Ao todo, a Soccerex Europe vai 1500 figuras da indústria do futebol.

Para analisar o atual panorama do mercado de transferências, Theo van Seggelen, Secretário-Geral da FIFPro, completará o painel onde já figuravam o ex-internacional português Deco, o perito na área jurídica Daniel Cravo, o analista financeiro Esteve Calzada e o agente de jogadores Dr. Erkut Sögüt, que representa, entre outros, Mezut Ozil. A discussão debruçar-se-à ainda sobre o papel que a negociação de jogadores desempenha no negócio dos clubes e qual o futuro do mercado de transferências.

De salientar ainda a presença da ex-internacional Rebecca Smith, antiga capitã da seleção da Nova Zelândia e que é atualmente a Diretora Executiva Global para o Futebol Feminino da Copa90. Smith irá juntar-se a Mazena Bogdanowicz, Diretora de Marketing e Comercial para o Futebol Feminino da Federação Inglesa de Futebol, e a Laura Georges, Secretária-Geral da Federação Francesa de Futebol, para discutir o crescimento do futebol feminino, olhar para o recente Mundial de Futebol Feminino que teve lugar em junho em França e avaliar o impacto que a competição teve a nível de participação, cobertura mediática e crescimento financeiro desta vertente da modalidade — a edição de 2019 da competição bateu recordes não só dentro do campo, mas também em termos de assistências, provando que o futebol feminino continua a ganhar dimensão, atraindo e envolvendo novos fãs de forma contínua.

De quem joga para quem vibra fora de campo com o desporto-rei: James Dickens, Chefe Editorial Global do site Goal.com irá moderar um painel de especialistas que vai olhar para várias campanhas, tanto online como offline, dirigidas pelos participantes neste painel: Mark Rowan, Diretor de Comunicação da EFL, é o nome que se junta a Egor Kretsan, Diretor de New Media do Zenit de São Petersburgo, e Gonçalo Azevedo Ferreira, Diretor da Plataforma SC Braga Next, num painel que analisará também como a atividade online e offline pode ser complementada em dias de jogo.

Por fim, é ainda de salientar que a Juventus irá fazer parte da conferência através da participação de Stefano Bertola, Diretor de Public Affairs, que irá debater os modelos de gestão dos clubes modernos, ao lado do CEO do Sevilha FC, José María Cruz e do CEO do Grupo Benfica, Domingos Soares Oliveira. Também o antigo presidente do Mónaco, Jerome de Bontin, irá juntar-se ao programa da Soccerex Europe integrando a sessão sobre o futuro da propriedade de clubes de futebol.