O futebol não é, nem nunca foi, somente onze pessoas a correr atrás de uma bola. Nesta altura, aquele que é considerado o desporto-rei é mais estudado do que nunca, tem uma dimensão financeira, com transferências a ultrapassar a centena de milhões de euros, maior do que nunca, assiste a um crescimento sem antecedentes do futebol feminino e vê a bola a deixar de ser só controlada com os pés, para também passar a ser orientada com as teclas de um comando de consola.

Há um número cada vez maior de pessoas a querer entender não só o que se passa dentro de campo como tudo o que gravita em volta da modalidade. Nos dias 5 e 6 de setembro, o mundo do futebol vai estar de olhos postos em Oeiras onde nomes como Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Vice-Presidente da UEFA, Tiago Craveiro, CEO da FPF, Guy-Laurent Epstein, diretor de Marketing da UEFA, Phil Lynch, CEO do Manchester United, Laura Georges, antiga internacional francesa, Jose Maria Cruz, CEO do Sevilha FC ou Domingos Soares de Oliveira, CEO do SL Benfica, vão discutir o futebol moderno.

Os nomes acima citados estão entre as mais recentes confirmações da Soccerex Europe que lançou, também esta quinta-feira, a primeira brochura do evento onde são conhecidos os diversos painéis e temas previstos.

Após o anúncio da parceria oficial com a FPF, Portugal vai estar em destaque neste evento pela voz de Fernando Gomes, que fará parte da cerimónia da abertura, e de Tiago Craveiro, que irá ser um dos oradores principais, num formato de entrevista exclusiva, um para um, onde irá falar de áreas como o investimento em infraestruturas, educação e desenvolvimento da indústria, e como estes temas contribuíram para o sucesso desportivo jamais alcançado no passado da seleção nacional portuguesa, onde se inclui a recente vitória na Liga das Nações, cuja o CEO da FPF esteve na génese da sua criação, e do título Europeu conquistado em França, em 2016.

Outro dos oradores será Nuno Santos, diretor do novo canal de desporto em Portugal, 11, que irá partilhar o palco com Guy-Laurent Epstein, Diretor de Marketing da UEFA, Phil Lynch, CEO do Manchester United, e um diretor da LaLiga, ainda a definir, que irão abordar o tema dos direitos de transmissão.

O futebol feminino será inevitavelmente um dos temas, com o foco no crescimento que se tem espelhado no impacto que o Campeonato do Mundo em França tem atingido. Para falar do tema, a Soccerex Europe anunciou a participação de Laura Georges, antiga internacional francesa e que hoje desempenha o papel de Secretária-Geral da Federação Francesa de Futebol.

Para discutir o futebol que é jogado de comando de consola na mão estará Raul Faria, Diretor de ESports da FP, que irá abordar o tema da importância do futebol para a maturação dos mercados de ESports.

Numa altura em que falar de futebol, especialmente num momento de pré-época, é sobretudo falar de números, a Soccerex Europe terá um painel sobre a estratégia comercial dos clubes - onde participará Jose Maria Cruz e Domingos Soares de Oliveira - e um painel sobre a salvaguarda da integridade financeira no futebol - onde participarão ainda Emanuel Medeiros, CEO do SIGA, Fernando Veiga Gomes, partner da Abreu Advogados e João Nogueira da Rocha, Jurista da MGRL Advogados e árbitro do CAS. A moderação estará a cargo de Daniel Cravo,Senior Partner da Cravo, Pastl & Balbuena.

Como o futebol não se faz sem o 12º jogador, o adepto, claro está, James Kirkham, chief Business Officer da COPA90, irá falar de como necessidades e desejos dos fãs são fundamentais para a indústria do futebol baseando-se num relatório sobre o adepto dos tempos modernos.

Antes, a organização já tinha anunciado um painel sobre a anatomia de uma equipa vencedora, numa conferência com o lendário treinador francês Gerard Houllier, assim como outro sobre o mercado de transferências em constante mutação, com a participação do antigo internacional português e CEO da D20 Sports, Deco, e do agente do internacional alemão Mesut Ozil, Dr. Erkut Sogut.

De relembrar que o evento de dois dias decorre no município de Oeiras entre 5 e 6 de Setembro e é organizado em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, e com o apoio da Liga Portugal, sendo esperada a participação de mais de 1500 figuras de indústria do futebol que irão discutir o futuro da modalidade no Velho Continente.

A Soccerex foi fundada em 1995, em Inglaterra, e dedica-se à indústria do futebol nas suas várias vertentes, promovendo eventos em todo o mundo e desenvolvendo plataformas sobre várias temáticas ligadas à modalidade.

Além de Portugal, a Soccerex passou este ano pela China, em maio, e vai passar pelos Estados Unidos, em novembro.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.