A discussão sobre qual é a melhor liga do mundo foca-se em dois grandes campeonatos: a liga inglesa e a liga espanhola. E se é verdade que a tradição, a qualidade do futebol e os jogadores sempre mantiveram a Premier League no pedestal do futebol europeu, o crescimento da La Liga e a forma como esta se distanciou, significativamente, de ligas como a italiana ou a alemã, merece reconhecimento.

Foi precisamente sob a liderança de Javier Tebas, a mais recente confirmação entre o painel de oradores da conferência da Soccerex Europe, que se vai realizar nos dias cinco e seis de setembro em Oeiras, que a La Liga pôs outra bola a rolar, fora de campo, e que lhe te tem permitido manter um ritmo de crescimento assinalável.

Eleito presidente da La Liga em 2013, Tebas teve como primeira grande medida a redução do défice dos clubes espanhóis. Durante a sua presidência, o seu maior feito foi a venda centralizada dos direitos de transmissão da La Liga, com a negociação de contratos recorde tanto a nível de patrocínios como de direitos televisivos.

A inovação, o desenvolvimento tecnológico e a internacionalização foram outros temas centrais na sua estratégia. Desde 2013, a La Liga aumentou a sua presença no mundo em 45 países, com a abertura de 10 escritórios em mercados-chave, dos EUA à China, passando por quase todos os continentes e a criação do posto de delegados locais em 43 mercados. Com esta política, conseguiu que a venda dos direitos da La Liga crescesse exponencialmente pelo mundo fora, fazendo da liga espanhola uma das que reúne maior número de espetadores globalmente.

É precisamente este crescimento, e visão, que o dirigente desportivo espanhol vai abordar na conferência em Oeiras. Também confirmados, para outro painel, estão o Presidente da Associação de Ligas Europeias, Lars Christer Olsson, e o Diretor-Geral da mesma organização, Jacco Swart, que irão dar a conhecer a perspetiva das principais ligas europeias para o panorama futuro das competições no Velho Continente.

Estas são as mais recentes confirmações de oradores que se juntam a um vasto leque de nomes de referência da indústria do futebol, tanto a nível nacional como global. O evento de dois dias decorre em parceria com o Município de Oeiras e com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e conta com o apoio da Liga Portugal e da Totum Sport. A Soccerex Europe reunirá 1500 figuras do mundo do futebol que irão falar do seu futuro no continente Europeu.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.