No jogo 'grande' da ronda, os 'encarnados', terceiros classificados, recebem os 'dragões', segundos, no domingo, às 17:30, no Estádio da Luz, numa partida em equipas com baixas.

O Benfica não deverá contar com Jardel, Gabriel e João Félix, lesionados, sendo certa a ausência de Conti, castigado, enquanto no FC Porto o avançado Aboubakar será baixa durante vários meses, depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho esquerdo.

Nos últimos 12 encontros no Estádio da Luz para o campeonato entre as duas equipas, as 'águias' apenas conseguiram vencer duas vezes, a última das quais em 2013/14, contra cinco triunfos dos 'azuis e brancos', um dos quais na última temporada, que os deixou mais perto de conquistar o título.

As duas equipas chegam a este encontro após uma ronda europeia vitoriosa, com o Benfica a vencer na Grécia o AEK Atenas, por 3-2, numa partida em que esteve mais de 45 minutos em desvantagem numérica, após a expulsão de Ruben Dias, e o FC Porto a ganhar na receção aos gregos do Olympiacos por 1-0, com um golo de Marega.

Após seis jornadas disputadas, os campeões nacionais têm um ponto de avanço sobre o Benfica e estão a um do líder Sporting de Braga, que recebe no sábado o Rio Ave, quinto a três pontos e em igualdade com o Sporting (quarto).

Com apenas um empate na prova, em casa do Santa Clara (3-3), na segunda jornada, o Sporting de Braga é uma das duas equipas invictas na prova, tal como o Benfica, e procura, frente ao Rio Ave, a quinta vitória consecutiva.

Pela primeira vez na liderança isolada em seis anos, os 'arsenalistas' recebem um Rio Ave igualmente em excelente forma, com três vitórias consecutivas e cinco jogos sem perder.

O Sporting, que joga hoje na Ucrânia com o Vorskla Poltava para a Liga Europa, visita no domingo o Portimonense, antepenúltimo classificado, com apenas quatro pontos.

Nas três últimas deslocações a Portimão, os 'leões' venceram, somando, no total, seis triunfos, cinco empates e quatro derrotas em casa do conjunto algarvio.

Depois da derrota em Alvalade, o Marítimo procura manter o sexto lugar na receção de sábado ao Vitória de Guimarães, nono classificado, enquanto o Santa Clara, sétimo, recebe na sexta-feira o Desportivo de Chaves, 10.º, motivado pelo empate com o Benfica na ronda anterior.

Na abertura da ronda, na sexta-feira, o Tondela, 13.º, derrotado no Dragão (1-0) nos minutos finais, recebe o lanterna-vermelha Nacional, que não vence há quatro encontros, no mesmo dia em que Feirense e Belenenses procuram regressar aos triunfos, depois de quatro e cinco jogos sem vencer, respetivamente.

Na luta pela manutenção, depois de ter somado o primeiro triunfo na segunda-feira, frente ao Portimonense (3-0), o Desportivo das Aves (16.º) tenta passar a 'linha de água' na visita ao Boavista (15.º), que só venceu na ronda inaugural.

No sábado, o Vítória de Setúbal, 14.º e sem vencer há cinco encontros, recebe o Moreirense, 11.º, que interrompeu na jornada anterior uma série de três jogos sem vencer.