É preciso recuar até à época de 2007/08 para encontrar em simultâneo os três clubes com maior número de taças no palmarés nos quartos de final da competição, quando, em 2007/08, disputaram os ‘quartos’ e se apuraram para as meias-finais, numa edição que seria vencida pelo Sporting.

No sorteio de hoje estarão FC Porto, Sporting, Benfica, Sporting de Braga, Feirense, Desportivo das Aves, o detentor do troféu, Vitória de Guimarães, e Leixões, ‘sobrevivente’ da II Liga, que eliminou nos oitavos de final o Tondela, no desempate nas grandes penalidades.

Nas últimas épocas, os quartos de final têm tido sempre equipas de escalões inferiores, com a última participação de equipas apenas da I Liga a acontecer há quase 13 anos, na temporada de 2004/05.

Nas equipas que hoje se apresentam a sorteio na Cidade do Futebol, em Oeiras, o FC Porto bateu em casa o Moreirense (4-3) e o Sporting o Rio Ave (5-2), jogos entre equipas da I Liga, enquanto o Benfica foi a Montalegre derrotar pela margem mínima (1-0) a formação do Campeonato de Portugal.

O Sporting de Braga precisou de prolongamento para vencer no terreno do Vitória de Setúbal (1-0), enquanto Feirense e Leixões afastaram já nas grandes penalidades Paços de Ferreira e Tondela, respetivamente.

O Vitória de Guimarães chega aos ‘quartos’ depois de eliminar fora o Boavista (1-0) e o Desportivo das Aves – detentor do troféu - com um triunfo caseiro por 2-0 diante do Desportivo de Chaves.

O sorteio de hoje, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, vai definir os encontros dos quartos de final, cujos jogos vão decorrer entre 15 e 17 de janeiro, e o emparelhamento para as meias-finais, já a duas mãos, entre 5 e 7 de fevereiro e 2 e 4 de abril.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.