São os primeiros três judocas portugueses, de um total de 11, a combaterem na Arena Ali Bin Hamad Al Attiya (ABHA), em Doha, nos Mundiais que decorrem até 14 de maio, mas com participação lusa apenas até sexta-feira.
No primeiro dia, como habitualmente, destinado às categorias mais leves, Catarina Costa é o nome mais forte entre os portugueses, com a judoca da Académica ainda à procura de uma primeira medalha em Mundiais.
Catarina Costa, que é a sexta favorita, abre a sua competição apenas na segunda ronda, diante da vencedora do combate entre a brasileira Amanda Lima (24.ª) e a guatemalteca Jacqueline Solis (64.ª).
Na mesma categoria, Raquel Brito, do Algés e Dafundo, encontrará logo na primeira eliminatória a turquemena Aksoltan Hojageldiyeva (92.ª).
De todos os judocas portugueses em competição, numa lista em que os grandes ausentes, por lesão, são o bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes foi o mais azarado.
O judoca do Benfica, de -60 kg, tem missão dificílima, com o sorteio a determinar o combate inicial com o líder do ranking mundial, o taiwanês Yung Wei Yang, vice-campeão olímpico e bronze nos Mundiais do último ano.
Além dos três primeiros a estrearem-se hoje, Portugal terá nos Mundiais em Doha, até sexta-feira, Joana Diogo e Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), João Fernando e Anri Egutidze (-81 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg).
Programa para este domingo dos primeiros combates dos judocas portugueses nos Mundiais:
– Domingo, 7 mai:
-48 kg: Catarina Costa (sexta do ranking mundial, sexta cabeça de série), isenta na primeira ronda, luta na seguinte com a vencedora do combate entre a brasileira Amanda Lima (24.ª) e a Jacqueline Solis (64.ª).
-48 kg: Raquel Brito (68ª) com a turquemena Aksoltan Hojageldiyeva (92.ª).
-60 kg: Rodrigo Lopes (31.º), isento na primeira ronda, defronta na seguinte o líder do ranking mundial, Yung Wei Yang, de Taiwan.
Comentários